Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona reúne mais de 80 canoístas

Por: Redação -
14/12/2020

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona teve como palco o cenário do Pantanal Sul-mato-grossense e teve como equipe vencedora a IBRES – Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social com 419 pontos, seguido do CNB – Clube Nával de Brasília com 293 ponts e em terceiro a ACI – Associação de Canoagem de Itacaré/BA com 197 pontos. O evento realizado no dia 21 de novembro seguiu rígidas medidas sanitárias devido à Covid-19 e teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

A elevada temperatura, característica da região, não desanimou os 83 canoístas inscritos, que remaram nas águas do tradicional Rio Paraguai, em meio à diversidade da fauna e flora pantaneira, em busca do título brasileiro da temporada. Estiveram presentes atletas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

As disputas ocorreram em percursos de cinco, 10 e 20 quilômetros, em 31 provas, nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. Os tipos de embarcação foram caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 – individual/C2 – dupla). Já na Paracanoagem, tiveram as provas das classes K1 (individual), V1 e turismo.

Uma das provas mais disputadas foi a do K1 20 km Masculino Sênior, nascidos abaixo de 2001, o atleta Jorge Garcia Rodriguez levou a medalha de ouro fazendo o percurso em 01:41’23s, ele representa o CNB – Clube Naval de Brasília, seguido de Roberto Maheler do CRC Curitiba que terminou a prova em 01:41’25s. Em terceiro lugar o atleta sul-matogrossense Edgar Balbuena do CCA – Clube de Canoagem de Aquidauana.

Leia também

» Réplica da nau Santa Maria já chegou ao Caribe. O capitão Ludi conta como foi a travessia

» 4ª edição de expedição de canoa havaiana sairá de Arraial D´Ajuda com destino a Niterói

» Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México

O evento foi desafiador por ser o único realizado em 2020 e durante no período de pandemia, mesmo com todos esses obstáculos os organizadores ficaram satisfeitos. “Com protocolos rígidos de biossegurança, mostramos que é possível realizar competições. Mato Grosso do Sul é referência no combate e controle da Covid-19, e vem sendo modelo também na organização de eventos esportivos que seguem à risca as medidas sanitárias. O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona foi mais um em que todos os participantes saíram satisfeitos e se sentiram seguros”, fala o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O gerente da Unidade de Esportes de Participação e Lazer (Uepla) da Fundesporte, Rodrigo Barbosa de Miranda, valoriza o cenário pantaneiro na primeira e única competição de canoagem maratona do ano. “Nada melhor do que ter a riqueza da fauna e flora do Pantanal Sul-mato-grossense como cenário para uma competição, ainda mais em 2020, um ano tão complicado, de incertezas. É um evento para ficar registrado na memória de todos que tiveram a oportunidade de estar em Corumbá”.

“Foi um evento de sucesso, tivemos um número expressivo de atletas apesar de ser um ano de pandemia, tivemos um grande desafio e conseguimos ir além das expectativas.”, comenta Klaus Von Gal, supervisor da modalidade de Canoagem Maratona.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pescador faz registro impressionante de um iceberg preto

    Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno

    Tubarões são flagrados se "coçando" em raias; Assista

    Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano

    Boat Show de Itajaí: Montreal Powersports terá jets Sea-Doo e off-roads Can-Am

    Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho

    Na cultura Xiaohe, corpos eram enterrados em caixões com formato de barco

    Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça

    Marine Express fará teste de equipamentos em barco na água durante o Boat Show de Itajaí

    Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho