Cananéia revela resultado do ordenamento náutico da Ilha do Cardoso, palco de avistamento de golfinhos
Evelise Moraes, diretora de Turismo e de Lazer da cidade, participou do 7º Congresso Internacional Náutica


Primeiro povoado do Brasil, Cananéia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros por canais, ilhas, praias e enseadas. Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Evelise Moraes, Diretora de Turismo e de Lazer, destacou as perspectivas de ordenamento do turismo na Ilha do Cardoso, o ponto mais ao sul do estado de São Paulo, em cuja área encontra-se o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
25ª edição do São Paulo Boat Show movimenta mais de meio bilhão de reais
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Separada do continente pelo canal do Ararapira e pela Baía de Trapandé, a Ilha do Cardoso é um lugar mágico, com suas praias e cachoeiras e a riqueza de suas fauna e flora. Uma das atrações desse paraíso é o avistamento de golfinhos, ou botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações das praias do Itacuruçá e do Pereirinha.
Para contemplar esse cenário, diversas embarcações circulavam pela região, chegando a desembarcar até 5 mil pessoas em um único dia na Praia do Pereirinha, por exemplo. “Esses visitantes poluíam o estuário, deixavam lixo nas praias e nas trilhas, ameaçando a biodiversidade da região, e depois iam embora”, lembra Evelise.
Contra o turismo desordenado, várias medidas foram tomadas pela prefeitura, como a limitação do número visitantes à praia do Pereirinha. Agora, o número de visitantes à ilha agora limita-se a mil pessoas por dia. Também ficou proibida a prática de esportes náuticos potenciais causadores de molestamento aos golfinhos.
“Além disso, fizemos o credenciamento das embarcações que podem se aproximar dessa praia. São 62 embarcações”, conta Evelise.
Para que os donos de barcos pratiquem a navegação com mais consciência, e proteger o boto-cinza, contamos com as ações do Instituto de Pesquisa Cananéia, o Ipec – Evelise Moraes
Some-se a isso o programa de educação ambiental realizado junto aos alunos das escolas públicas, sobre a importância da conservação do meio ambiente. “Tentamos levar esse olhar também para a população local, para que possam conservar esse patrimônio e passar o conhecimento adiante, de geração em geração”, explica a Diretora de Turismo e de Lazer de Cananéia.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Layout do barco foi elaborado para promover o amplo convívio social, interação e proximidade com as águas
Apesar do suposto otimismo, cientistas ainda preveem desafios climáticos
Especialista em embarcações de entrada, estaleiro terá também lancha recém-lançada no salão, de 26/04 a 04/05
Porto do Mucuripe recebeu uma das etapas da operação "Jeanne d'Arc", que terminou na última terça-feira (25)
Craque francês, por meio da sua empresa, Coalition Capital, acertou a parceria com a France SailGP Team