Treinamento das Marinhas do Brasil e da França levou navios e carros anfíbios a Fortaleza

Porto do Mucuripe recebeu uma das etapas da operação "Jeanne d'Arc", que terminou na última terça-feira (25)

27/03/2025
Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Uma “Operação Anfíbia” movimentou o Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na última terça-feira (25). A atividade, realizada pelas Marinhas do Brasil (MB), da França e pela Brigada Anfíbia da França, reuniu cerca de 1.200 militares, além de navios e carros anfíbios, que chamaram atenção do público que acompanhava de perto.

A ação foi realizada na modalidade Projeção Anfíbia com foco em Operação de Evacuação de Não-Combatentes. O intuito é prover a saída, em segurança, de brasileiros — ou de nacionais de interesse do governo brasileiro — em territórios onde desastres naturais ou instabilidades políticas e sociais possam colocar suas vidas em risco.

 

De acordo com a Marinha brasileira, o exercício, batizado de “Jeanne d’Arc”, tem como objetivo “fortalecer parcerias e intensificar a cooperação no campo da diplomacia naval”.

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Para a operação, foram destacadas embarcações de grande porte e alto poder estratégico, como o Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), o Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013) e a Fragata Surcouf (F711).

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Também participaram helicópteros UH-15 Super Cougar, veículos blindados como o Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) e sistemas de artilharia, como a Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) ASTROS, adaptada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSU).


Durante a operação, equipes de Operações Especiais da Marinha garantiram a segurança do terreno antes da chegada dos veículos anfíbios (CLAnf) lançados pelo NDM. Embarcações pneumáticas avaliaram os riscos na praia, enquanto uma cortina de fumaça ocultava o avanço dos blindados.

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Após o desembarque, militares brasileiros e franceses estabeleceram um Centro de Controle de Evacuados, assegurando triagem e apoio logístico. No ar, o UH-15 “Super Cougar” forneceu suporte, podendo ser usado para evacuações rápidas. No fim do exercício, catamarãs franceses transportaram mais tropas para a praia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sofisticados e duráveis: revestimentos da Kelson's estarão no Rio Boat Show 2025

    Ao todo, serão 6 produtos com tecnologia antifungo e resistentes ao sol apresentados pela Agroquímica. Salão acontece de 26/04 a 04/05

    Polvo pega "carona" nas costas do tubarão mais rápido do mundo; assista

    Registro aconteceu enquanto pesquisadores realizavam expedição em busca de predadores, na Nova Zelândia

    Drone registra baleias narvais usando “chifre” para brincar

    O dente comprido do animal, que intriga pesquisadores, chega a 3 metros e possui mais de 10 milhões de terminações nervosas

    Novo superiate Benetti une luxo, socialização e contato com a natureza

    Layout do barco foi elaborado para promover o amplo convívio social, interação e proximidade com as águas

    Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo

    Apesar do suposto otimismo, cientistas ainda preveem desafios climáticos