Cananéia revela resultado do ordenamento náutico da Ilha do Cardoso, palco de avistamento de golfinhos

Evelise Moraes, diretora de Turismo e de Lazer da cidade, participou do 7º Congresso Internacional Náutica

24/10/2022
Cananeia, município do litoral sul de São Paulo

Primeiro povoado do Brasil, Cananéia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros por canais, ilhas, praias e enseadas. Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Evelise Moraes, Diretora de Turismo e de Lazer, destacou as perspectivas de ordenamento do turismo na Ilha do Cardoso, o ponto mais ao sul do estado de São Paulo, em cuja área encontra-se o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Separada do continente pelo canal do Ararapira e pela Baía de Trapandé, a Ilha do Cardoso é um lugar mágico, com suas praias e cachoeiras e a riqueza de suas fauna e flora. Uma das atrações desse paraíso é o avistamento de golfinhos, ou botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações das praias do Itacuruçá e do Pereirinha.

 

Para contemplar esse cenário, diversas embarcações circulavam pela região, chegando a desembarcar até 5 mil pessoas em um único dia na Praia do Pereirinha, por exemplo. “Esses visitantes poluíam o estuário, deixavam lixo nas praias e nas trilhas, ameaçando a biodiversidade da região, e depois iam embora”, lembra Evelise.

 

 

Contra o turismo desordenado, várias medidas foram tomadas pela prefeitura, como a limitação do número visitantes à praia do Pereirinha. Agora, o número de visitantes à ilha agora limita-se a mil pessoas por dia. Também ficou proibida a prática de esportes náuticos potenciais causadores de molestamento aos golfinhos.

 

“Além disso, fizemos o credenciamento das embarcações que podem se aproximar dessa praia. São 62 embarcações”, conta Evelise.

 

Para que os donos de barcos pratiquem a navegação com mais consciência, e proteger o boto-cinza, contamos com as ações do Instituto de Pesquisa Cananéia, o Ipec – Evelise Moraes

 

Some-se a isso o programa de educação ambiental realizado junto aos alunos das escolas públicas, sobre a importância da conservação do meio ambiente. “Tentamos levar esse olhar também para a população local, para que possam conservar esse patrimônio e passar o conhecimento adiante, de geração em geração”, explica a Diretora de Turismo e de Lazer de Cananéia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção

    Iate que pertenceu a líder iugoslavo e ficou submerso por 3 anos vira museu flutuante

    Lendário Galeb, de 385 pés, serviu na Segunda Guerra Mundial, sofreu bombardeio e foi resgatado pelo governo croata

    Capital do agronegócio do Brasil busca novos rumos com o Fórum de Turismo

    Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro

    JRG Corp: conheça a empresa que fez bombar o Propspeed no Brasil

    Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior

    PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático

    Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê