Cananéia revela resultado do ordenamento náutico da Ilha do Cardoso, palco de avistamento de golfinhos

Evelise Moraes, diretora de Turismo e de Lazer da cidade, participou do 7º Congresso Internacional Náutica

24/10/2022
Cananeia, município do litoral sul de São Paulo

Primeiro povoado do Brasil, Cananéia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros por canais, ilhas, praias e enseadas. Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Evelise Moraes, Diretora de Turismo e de Lazer, destacou as perspectivas de ordenamento do turismo na Ilha do Cardoso, o ponto mais ao sul do estado de São Paulo, em cuja área encontra-se o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Separada do continente pelo canal do Ararapira e pela Baía de Trapandé, a Ilha do Cardoso é um lugar mágico, com suas praias e cachoeiras e a riqueza de suas fauna e flora. Uma das atrações desse paraíso é o avistamento de golfinhos, ou botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações das praias do Itacuruçá e do Pereirinha.

 

Para contemplar esse cenário, diversas embarcações circulavam pela região, chegando a desembarcar até 5 mil pessoas em um único dia na Praia do Pereirinha, por exemplo. “Esses visitantes poluíam o estuário, deixavam lixo nas praias e nas trilhas, ameaçando a biodiversidade da região, e depois iam embora”, lembra Evelise.

 

 

Contra o turismo desordenado, várias medidas foram tomadas pela prefeitura, como a limitação do número visitantes à praia do Pereirinha. Agora, o número de visitantes à ilha agora limita-se a mil pessoas por dia. Também ficou proibida a prática de esportes náuticos potenciais causadores de molestamento aos golfinhos.

 

“Além disso, fizemos o credenciamento das embarcações que podem se aproximar dessa praia. São 62 embarcações”, conta Evelise.

 

Para que os donos de barcos pratiquem a navegação com mais consciência, e proteger o boto-cinza, contamos com as ações do Instituto de Pesquisa Cananéia, o Ipec – Evelise Moraes

 

Some-se a isso o programa de educação ambiental realizado junto aos alunos das escolas públicas, sobre a importância da conservação do meio ambiente. “Tentamos levar esse olhar também para a população local, para que possam conservar esse patrimônio e passar o conhecimento adiante, de geração em geração”, explica a Diretora de Turismo e de Lazer de Cananéia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano