Cananéia revela resultado do ordenamento náutico da Ilha do Cardoso, palco de avistamento de golfinhos

Evelise Moraes, diretora de Turismo e de Lazer da cidade, participou do 7º Congresso Internacional Náutica

24/10/2022
Cananeia, município do litoral sul de São Paulo

Primeiro povoado do Brasil, Cananéia, no extremo Sul do litoral de São Paulo, é referência em turismo náutico, pela variedade de roteiros por canais, ilhas, praias e enseadas. Durante o 7º Congresso Internacional Náutica, Evelise Moraes, Diretora de Turismo e de Lazer, destacou as perspectivas de ordenamento do turismo na Ilha do Cardoso, o ponto mais ao sul do estado de São Paulo, em cuja área encontra-se o Parque Estadual da Ilha do Cardoso.

Separada do continente pelo canal do Ararapira e pela Baía de Trapandé, a Ilha do Cardoso é um lugar mágico, com suas praias e cachoeiras e a riqueza de suas fauna e flora. Uma das atrações desse paraíso é o avistamento de golfinhos, ou botos-cinza, que dão um verdadeiro espetáculo nas imediações das praias do Itacuruçá e do Pereirinha.

 

Para contemplar esse cenário, diversas embarcações circulavam pela região, chegando a desembarcar até 5 mil pessoas em um único dia na Praia do Pereirinha, por exemplo. “Esses visitantes poluíam o estuário, deixavam lixo nas praias e nas trilhas, ameaçando a biodiversidade da região, e depois iam embora”, lembra Evelise.

 

 

Contra o turismo desordenado, várias medidas foram tomadas pela prefeitura, como a limitação do número visitantes à praia do Pereirinha. Agora, o número de visitantes à ilha agora limita-se a mil pessoas por dia. Também ficou proibida a prática de esportes náuticos potenciais causadores de molestamento aos golfinhos.

 

“Além disso, fizemos o credenciamento das embarcações que podem se aproximar dessa praia. São 62 embarcações”, conta Evelise.

 

Para que os donos de barcos pratiquem a navegação com mais consciência, e proteger o boto-cinza, contamos com as ações do Instituto de Pesquisa Cananéia, o Ipec – Evelise Moraes

 

Some-se a isso o programa de educação ambiental realizado junto aos alunos das escolas públicas, sobre a importância da conservação do meio ambiente. “Tentamos levar esse olhar também para a população local, para que possam conservar esse patrimônio e passar o conhecimento adiante, de geração em geração”, explica a Diretora de Turismo e de Lazer de Cananéia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar