Cápsula subaquática permitirá que pesquisadores “morem” no fundo do mar por dias

Batizada de Vanguard, cápsula de aço conta com banheiro, cozinha e “portal para o oceano”, onde até 4 tripulantes poderão se instalar

08/01/2026
Foto: DEEP / Divulgação

As pesquisas subaquáticas acabam de ganhar um aliado de peso, que promete revolucionar a dificultosa exploração do fundo do mar. Trata-se do Vanguard, um tipo de cápsula de aço projetada para abrigar até quatro pesquisadores em uma espécie de “casa submersa”, com direito a camas, banheiro e até cozinha.

Projeto da DEEP (com sedes nos Estados Unidos e Reino Unido), o Vanguard soma 12 metros de comprimento e 3,7 metros de largura. Esse espaço é dividido internamente em dois ambientes principais: um centro de mergulho e uma câmera habitacional.

Foto: DEEP / Divulgação

O centro de mergulho abriga o “portal para o oceano”, onde uma abertura dá passagem para as profundezas do mar. Ali, os pesquisadores terão acesso a todos os aparatos necessários para atividades subaquáticas, como a troca de equipamentos. Crucialmente, o centro conta também com uma piscina central.

Foto: DEEP / Divulgação

Já a câmara habitacional atua como uma verdadeira casa para os tripulantes, com estrutura para comer, dormir (em beliches), trabalhar e realizar tarefas diárias quando não estão mergulhando.

Foto: DEEP / Divulgação

O projeto se estende ainda para a superfície do mar, onde uma boia é responsável por fornecer serviços de apoio à tripulação, como gases respiratórios, energia e acesso à comunicação.

Foto: DEEP / Divulgação

Na prática, as equipes ancoram a boia, mergulham até a cápsula subaquática e entram no habitat através do “portal para o oceano”. De acordo com a DEEP, pesquisadores podem habitar o Vanguard por uma semana ou mais, o que viabilizará a realização de estudos avançados em pesquisa científica, monitoramento ambiental, restauração de recifes de coral e até treinamento de astronautas para voos espaciais.


Tudo isso é possível porque o Vanguard funciona à pressão ambiente: por dentro, a pressão é igual à do fundo do mar. A estrutura, segundo a empresa, ainda foi desenvolvida para resistir aos efeitos de um furacão de categoria 5, garantindo segurança máxima para os ocupantes.

 

Atualmente, essa cápsula subaquática está a 20 metros de profundidade, embora possa funcionar a até 50 metros no fundo do mar. A ideia da DEEP é que, após testes e aprovações de todos os sistemas, o Vanguard seja totalmente implantado para treinamento de engenheiros e procedimentos operacionais até o final de 2026.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Um novo recomeço: jovem que fez barco aos 15 anos constrói sucessor após tragédia no mar

    Primeiro veleiro artesanal de Maria Beatriz (Bibi) foi destruído em acidente que vitimou um amigo. Hoje, ela prepara um novo em sua memória

    Fotógrafo registra contraste raro nos Lençóis Maranhenses; veja as imagens

    Registros feitos por Izaias Silva Santos mostram a restinga e as dunas lado a lado e encantam a internet

    Dia Mundial dos Oceanos: ONU propõe reimaginar o cuidado com as águas do planeta

    Celebrada em 8 de junho, a data chama atenção para a preservação marinha e para os impactos da ação humana nos ecossistemas aquáticos

    Capital do turismo náutico em SC recebe maior salão do setor no Sul em julho

    Itajaí se destaca pelo turismo ligado ao mar e por ser palco de grandes eventos náuticos, como a The Ocean Race e o Marina Itajaí Boat Show

    Mônaco vira vitrine flutuante com megaiates de até 122 metros durante GP de F1

    Pilotos, chefes de equipe e bilionários ligados ao paddock levam ao Principado embarcações que unem luxo, tecnologia e experiências VIP a bordo