Conheça a hidrotrilha, nova forma de explorar a Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Quando o assunto são trilhas, há quem ame, mas também há quem odeie — seja pelo calor, pelo cansaço, pela dificuldade ou tudo isso junto. Nesse cenário, um novo modo de explorar caminhos alternativos promete dar outra perspectiva à atividade. Estamos falando das hidrotrilhas, uma “caminhada sobre as águas” na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina.
Conheça parques estaduais e naturais de SP com atrativos náuticos
Cena gravada no Pantanal brasileiro volta a viralizar pela beleza encantadora
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O bairro, por si só, é uma atração à parte. A Lagoa da Conceição é um dos mais antigos da capital e reúne desde tradições indígenas e açorianas até atributos naturais e gastronômicos. Apesar disso, como o próprio nome sugere, o local é conhecido principalmente por abrigar a maior lagoa da ilha, com uma área estimada em quase 20 km².


O passeio sobre as águas começa no Terminal Lacustre, no bairro de São João do Rio Vermelho (onde fica o Parque Estadual do Rio Vermelho, a leste da ilha), de onde saem os barcos para a Costa da Lagoa, conhecida por abrigar bons restaurantes.


De lá, a caminhada é feita dentro da água — que chega à altura do joelho —, costeando a lagoa, em uma experiência imersiva que se estende por 7,5 km. Durante o trajeto, a natureza se faz ainda mais viva com a presença de pássaros e peixes característicos da região. Uma dica, aliás, é fazer a hidrotrilha nos períodos de sol e maré baixa, combinação que deixa a água mais cristalina.




Embora o caminho possa ser feito por conta própria — especialmente por trilheiros mais experientes que conheçam a região —, a recomendação é buscar por guias credenciados. No dia do passeio, é essencial, também, se preparar com roupas leves, proteção solar, repelente, hidratação, boné ou chapéu e sapatos adequados (bota de trilha, tênis de caminhada ou sapatilha aquática).
O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, compartilhou a novidade em seu perfil no Instagram. Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipe correu pela 1ª vez com Paul Goodison no leme e Kahena Kunze como Strategist na etapa em Genebra
Multicampeão brasileiro e sul-americano de jet, Marcelo Gimenez propõe redução de impostos, criação de infraestrutura pública e parcerias para desenvolver o turismo das águas
Fitzroy River, em Rockhampton, na Austrália, será usado nos Jogos de Brisbane apesar de preocupações sobre presença dos animais, correntezas, distância e infraestrutura
Solução terá apresentação conceitual ao lado de destaques como o IPS Professional e os Planos de Manutenção da marca. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro
Trimarã MOD70 comandado por Sérgio Avellar completou a travessia Recife–Fernando de Noronha em 14h18min56s e superou marca histórica do Adrenalina Pura




