Catamarã de 24 metros pode quebrar recorde de circunavegação de lanchas

Por: Redação -
01/02/2019

O recorde de circunavegação de lanchas pode ser quebrado em breve por um novo projeto liderado pela Universidade de Bremen, na Alemanha.

Pelo que se sabe até agora, o projeto se chama The Fast One e assume as características de um catamarã de 24 metros. Seu design é assinado por Hendrik Weber e é anunciado como “o barco a motor mais seguro, rápido e eficiente do mundo”.

O projeto é desenvolvido de acordo com os regulamentos da Union Internationale Motonautique (UIM). Em outras palavras, isso significa que o barco terá que atravessar o Canal de Suez e o Canal do Panamá para completar sua jornada de 23 000 milhas e validar sua tentativa de recorde.

LEIA TAMBÉM
>>Lombardi e Geronimi são campeões brasileiros da classe 420
>>Torben Grael no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil
>>uFrog exibirá sapatilhas náuticas na próxima edição do Rio Boat Show

Por enquanto, o neozelandês Pete Bethune detém o recorde atual de 60 dias, 23 horas e 49 minutos, a bordo do trimarã Earthrace, em 2008. O The Fast One espera encurtar esse tempo em vinte dias aproveitando um sistema de hidrofólio exclusivo que permitiria manter uma velocidade de cruzeiro próxima a 40 nós, em todas as condições do mar. Os engenheiros do projeto também planejam contar com um avançado sistema de detectar qualquer potencial detrito flutuante, mesmo semi-imerso.

Esta tentativa de recorde de velocidade mundial terá como objetivo promover a arquitetura e a tecnologia usadas no modelo. “Eles estarão disponíveis em uma ampla variedade de aplicações, como navios de pesquisa e assistência, ou em ônibus de passageiros de alta velocidade com até 48 metros de comprimento”, disse o comunicado.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação 100% movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça

    COP30 marca virada da transição energética naval com barcos a hidrogênio

    Brasil apresenta duas embarcações movidas a hidrogênio que ficam como herança tangível da conferência: o BotoH2 e o JAQ H1

    Bombordo viabilizará venda de barcos de pessoas físicas no Salão de Usados NÁUTICA

    Conhecida como “Airbnb” dos barcos, empresa de aluguel de embarcações é parceira oficial do evento, onde consolidará sua entrada no mercado de vendas