Catamarã de 24 metros pode quebrar recorde de circunavegação de lanchas

Por: Redação -
01/02/2019

O recorde de circunavegação de lanchas pode ser quebrado em breve por um novo projeto liderado pela Universidade de Bremen, na Alemanha.

Pelo que se sabe até agora, o projeto se chama The Fast One e assume as características de um catamarã de 24 metros. Seu design é assinado por Hendrik Weber e é anunciado como “o barco a motor mais seguro, rápido e eficiente do mundo”.

O projeto é desenvolvido de acordo com os regulamentos da Union Internationale Motonautique (UIM). Em outras palavras, isso significa que o barco terá que atravessar o Canal de Suez e o Canal do Panamá para completar sua jornada de 23 000 milhas e validar sua tentativa de recorde.

LEIA TAMBÉM
>>Lombardi e Geronimi são campeões brasileiros da classe 420
>>Torben Grael no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil
>>uFrog exibirá sapatilhas náuticas na próxima edição do Rio Boat Show

Por enquanto, o neozelandês Pete Bethune detém o recorde atual de 60 dias, 23 horas e 49 minutos, a bordo do trimarã Earthrace, em 2008. O The Fast One espera encurtar esse tempo em vinte dias aproveitando um sistema de hidrofólio exclusivo que permitiria manter uma velocidade de cruzeiro próxima a 40 nós, em todas as condições do mar. Os engenheiros do projeto também planejam contar com um avançado sistema de detectar qualquer potencial detrito flutuante, mesmo semi-imerso.

Esta tentativa de recorde de velocidade mundial terá como objetivo promover a arquitetura e a tecnologia usadas no modelo. “Eles estarão disponíveis em uma ampla variedade de aplicações, como navios de pesquisa e assistência, ou em ônibus de passageiros de alta velocidade com até 48 metros de comprimento”, disse o comunicado.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada