Catamarã de 24 metros pode quebrar recorde de circunavegação de lanchas


O recorde de circunavegação de lanchas pode ser quebrado em breve por um novo projeto liderado pela Universidade de Bremen, na Alemanha.
Pelo que se sabe até agora, o projeto se chama The Fast One e assume as características de um catamarã de 24 metros. Seu design é assinado por Hendrik Weber e é anunciado como “o barco a motor mais seguro, rápido e eficiente do mundo”.
O projeto é desenvolvido de acordo com os regulamentos da Union Internationale Motonautique (UIM). Em outras palavras, isso significa que o barco terá que atravessar o Canal de Suez e o Canal do Panamá para completar sua jornada de 23 000 milhas e validar sua tentativa de recorde.
LEIA TAMBÉM
>>Lombardi e Geronimi são campeões brasileiros da classe 420
>>Torben Grael no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil
>>uFrog exibirá sapatilhas náuticas na próxima edição do Rio Boat Show
Por enquanto, o neozelandês Pete Bethune detém o recorde atual de 60 dias, 23 horas e 49 minutos, a bordo do trimarã Earthrace, em 2008. O The Fast One espera encurtar esse tempo em vinte dias aproveitando um sistema de hidrofólio exclusivo que permitiria manter uma velocidade de cruzeiro próxima a 40 nós, em todas as condições do mar. Os engenheiros do projeto também planejam contar com um avançado sistema de detectar qualquer potencial detrito flutuante, mesmo semi-imerso.
Esta tentativa de recorde de velocidade mundial terá como objetivo promover a arquitetura e a tecnologia usadas no modelo. “Eles estarão disponíveis em uma ampla variedade de aplicações, como navios de pesquisa e assistência, ou em ônibus de passageiros de alta velocidade com até 48 metros de comprimento”, disse o comunicado.
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia
Embarcação tem previsão de chegada a Salvador na segunda quinzena de maio. Ponte de 12,4 km de extensão é tida como a maior sobre lâmina d’água da América Latina
Embarcação de 464 pés atravessou rota bloqueada pelo Irã mesmo não sendo um navio cargueiro. Veja mais detalhes do barco!
Novo projeto pretende avaliar se a carne do animal é boa para consumo e envolver os pescadores no monitoramento dessa espécie
Embarcação da Captain Paul Watson Foundation esteve envolvida em ações diretas para interromper a pesca industrial de krill. Visitas são gratuitas




