Cerimônia de transmissão de cargo na Diretoria de Portos e Costas acontecerá na próxima semana
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) vai trocar o seu comando. O Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, que ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), assumirá o posto exercido pelo atual Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. A cerimônia de transmissão de cargo, presidida pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, acontecerá no dia 17 de abril, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), às 10h. Autoridades da Marinha do Brasil, representantes de segmentos da Marinha Mercante, da construção naval, de sociedades classificadoras, órgãos federais e sindicatos estarão presentes na solenidade.
Natural do Amazonas, o Almirante Roberto iniciou sua carreira como Oficial da Marinha do Brasil em 1983. Antes de ser o CEM do ComOpNav, ocupou o cargo de Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM), tendo sido também o Diretor do Pessoal Civil da Marinha (DPCvM). O novo Diretor de Portos e Costas terá pela frente o desafio de cumprir as diversas tarefas afetas à DPC, tais como àquelas referentes à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, às Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), ao Ensino Profissional Marítimo (EPM) e à prevenção da poluição hídrica.
Subordinada à DGN e representante da Autoridade Marítima Brasileira, a DPC é a Organização Militar da Marinha que oferece apoio técnico às 27 Capitanias, 15 Delegacias e 21 Agências espalhadas pelo território nacional, além de orientar, regular, fiscalizar e certificar a formação de mão de obra para a Comunidade Marítima (aquaviários e portuários).
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência