Cerimônia de transmissão de cargo na Diretoria de Portos e Costas acontecerá na próxima semana

Por: Redação -
11/04/2018

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) vai trocar o seu comando. O Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, que ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), assumirá o posto exercido pelo atual Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. A cerimônia de transmissão de cargo, presidida pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, acontecerá no dia 17 de abril, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), às 10h. Autoridades da Marinha do Brasil, representantes de segmentos da Marinha Mercante, da construção naval, de sociedades classificadoras, órgãos federais e sindicatos estarão presentes na solenidade.

Natural do Amazonas, o Almirante Roberto iniciou sua carreira como Oficial da Marinha do Brasil em 1983. Antes de ser o CEM do ComOpNav, ocupou o cargo de Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM), tendo sido também o Diretor do Pessoal Civil da Marinha (DPCvM).  O novo Diretor de Portos e Costas terá pela frente o desafio de cumprir as diversas tarefas afetas à DPC, tais como àquelas referentes à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, às Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), ao Ensino Profissional Marítimo (EPM) e à prevenção da poluição hídrica.

Subordinada à DGN e representante da Autoridade Marítima Brasileira, a DPC é a Organização Militar da Marinha que oferece apoio técnico às 27 Capitanias, 15 Delegacias e 21 Agências espalhadas pelo território nacional, além de orientar, regular, fiscalizar e certificar a formação de mão de obra para a Comunidade Marítima (aquaviários e portuários).

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marina Itajaí conquista selo Bandeira Azul pela sexta vez seguida

    A cerimônia nacional de entrega da premiação está marcada para 6 de novembro, no Iate Clube de Santa Catarina

    Mapas, símbolos e cores: Marinha atualiza ferramentas de consulta a alertas meteorológicos

    Modernização no sistema também passa incluir informações meteorológicas de 29 cidades brasileiras

    Grupo Okean celebra 100 barcos entregues e conclui terceira Ferretti Yachts 1000

    Com produção em Itajaí, estaleiro reforça participação na náutica de luxo e se destaca em águas internacionais

    Profundezas: série da Netflix transforma o oceano em cenário de suspense

    Minissérie estrelada por Josh Hartnett acompanha pescador diante de uma misteriosa criatura marinha em comunidade costeira do Canadá

    Abenau abre inscrições para curso de formação de instrutores náuticos

    Segunda edição do curso terá aulas online e etapa presencial em Bragança Paulista, em São Paulo