Certificação

A 19ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece de 6 a 11 de outubro, deve marcar a difusão do Selo Acobar, instituído em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para barcos certificados pela entidade – uma forma de atestar a qualidade dos produtos da indústria nacional. A criação deste Selo visa evidenciar critérios de construção que elevam a segurança das embarcações de esporte e recreio, uma vez que ela estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados em função da experiência em serviço de embarcações de recreio em plástico reforçado em fibra de vidro.
O Selo também traz muitas vantagens para os fabricantes, evidenciando a transparência do estaleiro, a qualidade das embarcações construídas e se constituindo em uma poderosa ferramenta de marketing, fortalecendo a imagem da empresa e a marca. Os principais objetivos do Selo são: otimização da gestão e dos processos internos atinentes ao processo de fabricação de embarcações; que Estaleiros tenham ciência e busquem em seus processos de fabricação, o cumprimento de normas legais descritas no Programa; que consumidores recebem produtos com qualidade e aspectos de segurança melhores; e fortalecer a expansão da indústria náutica brasileira, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica.
A ABNT e a Acobar estão desenvolvendo requisitos para que os fabricantes sigam padrões internacionais de construção e segurança. Para capacitação da equipe técnica da ABNT envolvida no desenvolvimento destes requisitos a Mercury recebeu, recentemente, em suas instalações a ABNT e a Marinha do Brasil. A Mercury Marine, fabricante de motores de propulsão, abriu um novo centro de treinamentos no Rio de Janeiro. “A meta principal dessa instalação é oferecer um serviço de treinamento de alta qualidade providenciando um ambiente onde os alunos possam ter maior interação com o produto e aprender efetivamente sobre a operação e manutenção de motores Mercury”, disse Bill Gress, presidente da Mercury Marine América do Sul.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ex-jogador astro da NFL compartilhou o momento em suas redes sociais no último domingo (26)
Celebração aconteceu na paradisíaca Praia de Carneiros, em Pernambuco, e contou com cerca de 500 convidados
Evento de 4 dias gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios. Ao todo, 40 barcos foram vendidos
Nas águas do Rio Negro, no Amazonas, 14 mulheres participam de provas e dinâmicas em busca do prêmio
Episódio aconteceu na Ilha Raymond, na Austrália, com uma criatura típica dessa região