Checklist

Por: Redação -
04/08/2015

Engana-se quem pensa que sair para navegar é somente jogar o barco na água e acelerar. Existem diversos cuidados que exigem atenção especial e TV Náutica montou um pequeno checklist para facilitar e agilizar sua saída com conforto e segurança.

De acordo com o diretor técnico de NÁUTICA, deve-se começar com uma pequena, mas importante, inspeção no lado de fora da embarcação ainda fora d’água. Esse pequeno cuidado pode evitar com que algo que esteja errado possa causar até um naufrágio.

Por exemplo, uma das coisas mais importantes para se checar antes de sair de barco são os bujões. Todo barco tem ao menos um bujão e todos eles devem estar fechados na hora de ir para navegar, caso contrário, a água pode entrar no porão da embarcação e causar um acidente grave.

A bordo, toda a documentação do barco deve estar presente e em ordem, assim como a sempre linda bandeira nacional. Confira sempre o material de salvatagem, se está em bom estado, prontos para uso e número exigido. Âncoras, cabos, amarras, tudo que deveria estar pendurado para secar, deve estar em plenas condições de funcionamento na hora da saída.

É obrigatório que o extintor de incêndio esteja a bordo, com a validade em dia e com o manômetro apontado para o verde. Marcio Dottori também recomenda que se tenha um jogo de ferramentas, pelo menos as mais básicas para um caso de emergência e necessidade de uso.

E, por fim, mas não menos importante, deve-se checar, é claro, o nível de combustível do tanque, evitando assim uma pane seca inesperada.

Quer saber mais e com mais detalhes sobre o checklist do barco antes de navegar? Confira o vídeo abaixo!

Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1