Clean Up


Está chegando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Será neste sábado (20) e reunirá várias ONGs pelo Brasil. O evento foi criado pela fundação australiana Clean Up the World em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Aqui no Brasil, a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), leva à Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, o projeto Limpeza dos Mares Acatmar. Com apoio da prefeitura do município será disponibilizada estrutura para que seja removida a sujeira da areia e dos costões, envolvendo também a guarda mirim do local, sob supervisão do Corpo de Bombeiros.
Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, a iniciativa busca conscientizar tanto banhistas quanto mergulhadores, usuários de barcos de lazer e pescadores. “A tão sonhada chegada de estruturas náuticas para o estado tem de estar acompanhada desta preocupação ambiental. Lutamos por ferramentas sustentáveis para a atividade”, frisa.
A empreitada vai envolver dezenas de pessoas, entre mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas. “Nas duas primeiras ações coletamos quase três toneladas de lixo. Às vésperas da temporada de verão, queremos deixar o mar destes locais limpo e orientar a todos para que não seja poluído novamente”, diz Sandro Poty, diretor de Mergulho da Acatmar.
O projeto já removeu lixo das águas dos entornos da Ilha do Arvoredo e Ilha do Francês, na Grande Florianóplis.
Anualmente, o Clean Up the World mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em 120 países. A mobilização conta com a participação de voluntários que tiram toneladas de resíduos das águas.
Foto: rj.gov.br
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade