Clínica de Vela Jovem

Por: Redação -
15/01/2015

A vela é um esporte que se começa a praticar muito cedo, às vezes com sete ou oito anos, e a classe de entrada é a Optimist. No mundo todo existem regatas desta classe, que reúnem centenas de jovens, de diversas nacionalidades, deixando o esporte ainda mais divertido. E no Brasil não é diferente. O Campeonato Brasileiro, que está sendo disputado no Rio de Janeiro até o próximo domingo, conta com a presença de quase 150 crianças, de nove estados.

O que acontece, no entanto, é que quando estas crianças completam 15 anos, limite de idade da classe, muitas vezes não sabem que rumo seguir.

Pensando em orientar estes jovens, a Confederação Brasileira de Vela vai promover nesta sexta-feira, 16, uma clínica com a presença de velejadores olímpicos. Durante todo o dia a molecadinha do Optimist vai poder testar algumas das classes que fazem parte do programa dos Jogos e algumas das classes jovens, que são a transição entre o Optimist e a vela olímpica.

“A ideia deste evento veio do Conselho Técnico de Vela Jovem, que percebeu que um dos grandes desafios era a transição da escolinha de vela para a flotilha do Optimist e em seguida para uma outra classe. Era neste momento que muitos talentos abandonavam o esporte, uma vez que nem o próprio velejador, nem a sua família tinham noção da gama de classes que a vela oferece em seguida ao Optimist”, disse Maria Hackerott, coordenadora de Vela Jovem da CBVela.

Será um dia cheio de atividades, com a presença dos atletas olímpicos Bruno Fontes e Patricia Freitas, além do técnico chefe da equipe olímpica Torben Grael. Estarão disponíveis para teste as classes Laser, 29er (anterior ao 49er), Windsurfe e 420 (anterior ao 470).

Além de testes dos barcos e pranchas, haverá palestras com estes velejadores e com representantes do COB, para que todos aprendam um pouco sobre a vida de um atleta profissional e que possam conhecer um pouco sobre grandes campeonatos internacionais, como as Olimpíadas da Juventude, por exemplo.

O evento terá como sede o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Foto: Fred Hoffmann / Informações: CBVela

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória