Clínica de Vela Jovem

Por: Redação -
15/01/2015

A vela é um esporte que se começa a praticar muito cedo, às vezes com sete ou oito anos, e a classe de entrada é a Optimist. No mundo todo existem regatas desta classe, que reúnem centenas de jovens, de diversas nacionalidades, deixando o esporte ainda mais divertido. E no Brasil não é diferente. O Campeonato Brasileiro, que está sendo disputado no Rio de Janeiro até o próximo domingo, conta com a presença de quase 150 crianças, de nove estados.

O que acontece, no entanto, é que quando estas crianças completam 15 anos, limite de idade da classe, muitas vezes não sabem que rumo seguir.

Pensando em orientar estes jovens, a Confederação Brasileira de Vela vai promover nesta sexta-feira, 16, uma clínica com a presença de velejadores olímpicos. Durante todo o dia a molecadinha do Optimist vai poder testar algumas das classes que fazem parte do programa dos Jogos e algumas das classes jovens, que são a transição entre o Optimist e a vela olímpica.

“A ideia deste evento veio do Conselho Técnico de Vela Jovem, que percebeu que um dos grandes desafios era a transição da escolinha de vela para a flotilha do Optimist e em seguida para uma outra classe. Era neste momento que muitos talentos abandonavam o esporte, uma vez que nem o próprio velejador, nem a sua família tinham noção da gama de classes que a vela oferece em seguida ao Optimist”, disse Maria Hackerott, coordenadora de Vela Jovem da CBVela.

Será um dia cheio de atividades, com a presença dos atletas olímpicos Bruno Fontes e Patricia Freitas, além do técnico chefe da equipe olímpica Torben Grael. Estarão disponíveis para teste as classes Laser, 29er (anterior ao 49er), Windsurfe e 420 (anterior ao 470).

Além de testes dos barcos e pranchas, haverá palestras com estes velejadores e com representantes do COB, para que todos aprendam um pouco sobre a vida de um atleta profissional e que possam conhecer um pouco sobre grandes campeonatos internacionais, como as Olimpíadas da Juventude, por exemplo.

O evento terá como sede o Iate Clube do Rio de Janeiro.

Foto: Fred Hoffmann / Informações: CBVela

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional

    Concessão de marinas públicas pode impulsionar setor náutico brasileiro

    Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos

    De chamego: tubarões-baleia são flagrados "flertando" em registro raro da natureza; assista

    Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada

    NX Boats atraca em salão náutico da Flórida com quatro lanchas

    St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano

    Schaefer Yachts participa de dois grandes salões internacionais em janeiro

    Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias