Volta ao mundo

Por: Redação -
02/07/2015

Cerca de 700 tripulantes amadores representando 40 países irão competir na mais longa regata de volta ao mundo, a Clipper Round the World Yacht Race. O percurso de 40 000 milhas inclui paradas em 16 importantes portos globais e envolve milhares de pessoas em 5 continentes. Londres foi confirmada como Cidade-Sede dos eventos de largada e chegada da regata.

Em discurso após a divulgação da programação oficial, o prefeito de Londres, Boris Johnston falou sobre importância do evento para a economia da cidade e do relacionamento com a cidade do Rio de Janeiro. “A Clipper Race proporciona uma grande vitrine para Londres e destaca seu papel como anfitriã de megaeventos desportivos. A primeira etapa da Clipper Race tem como destino o Rio de Janeiro, no Brasil, reforçando o nosso legado olímpico”.

A Clipper Race é conhecida por gerar um grande impacto econômico aos destinos que recebem o evento. Na última edição, mais de cem mil visitantes estiveram em Londres para a largada da regata, que teve transmissão ao vivo para mais de 200 países.

Este ano é esperado um número maior ainda de visitantes, que serão atraídos para a edição comemorativa de 20 anos. O evento de largada da Clipper Race acontece no dia 30 de agosto, em Londres, e a programação oficial foi divulgada esta semana. Entre os destaques estão eventos de relacionamento e hospitality, atividades para a população e visitantes na Vila da Regata, encontros de negócios, intercâmbios culturais, ações sociais, visitações aos barcos, ações sociais e um grande desfile de barcos pelo Rio Tâmisa, onde milhares de pessoas poderão acompanhar o evento.

“A frota da Clipper Race proporciona uma visibilidade espetacular do Rio Tâmisa. A cidade se orgulha em sediar a largada da regata e de receber milhares de visitantes na St. Katharine Docks, a tradicional marina situada no coração de Londres, em frente à Tower Bridge”, completa o prefeito.

A última edição da Regata Clipper de Volta ao Mundo teve início no dia 1º setembro de 2013 em Londres e retornou em 12 de julho de 2014, depois de completar o percurso de 40 000 milhas, tornando-se a mais longa regata oceânica do mundo.

O evento foi criado por Sir Robin Knox-Johnston com o objetivo de dar a todas as pessoas, independentemente do nível de experiência na vela, a oportunidade de descobrir a emoção de uma regata de oceano.

Cerca de 650 pessoas, representando mais de 40 países, competiram na edição 13-14 da Clipper, nos doze barcos de 70 pés recentemente projetados pelo renomado arquiteto naval Tony Castro.

É a maior regata que já existiu. Os membros da tripulação podem escolher entre a inscrição para toda a volta ao mundo ou para apenas uma ou mais etapas entre suas 8.

A única qualificação exigida para tripular a Regata é a idade mínima de 18 anos (não há limite máximo de idade), além de um perfil aventureiro. A Regata Clipper de Volta ao Mundo é dividida em etapas individuais e pontos são acumulados em um sistema de pontuação de estilo Fórmula 1. A embarcação com o maior total de pontos no final vence o Troféu da Clipper.

A próxima edição terá largada em 30 de agosto no Reino Unido e deve retornar a seu porto de origem cerca de um ano depois. A chegada no Brasil está prevista para dia 30 de setembro.

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória