Com aparência de carro superesportivo, Seacar Maestry chamou atenção no Rio Boat Show 2023

Empresa de Itajaí achou uma forma diferente de “fazer história” no concorrido mercado náutico brasileiro: produzindo barco inspirado em carrões

09/05/2023

Não é um carro, embora o aspecto exterior imite um automóvel esportivo à perfeição. Da mesma forma, não é um jet, mesmo que tenha um motor hidrojado de 355 hp e alcance 60 mph de velocidade máxima. O Seacar Maestry é, surpreendentemente, uma mistura dessas duas coisas.

Na realidade, o barco é um trimarã muito veloz, capaz de navegar não apenas em águas doces, como lagos e represas, mas até em mar agitado — desde que dentro da área de navegação interior, naturalmente.

“Durante a fase de testes, entre Itajaí e Balneário Camboriú, enfrentamos todo tipo de água, inclusive mar mexido, e o barco se mostrou bastante estável”, garante Nilton Goes, diretor da Seacar Company e idealizador do projeto, feito para navegar exclusivamente na água (não é um anfíbio).

 

Dono de uma revenda de carros esportivos e, ao mesmo tempo, de uma revenda de barcos em Itajaí, o empresário um belo dia teve a ideia de conciliar suas duas atividades.

Se o jet é uma moto aquática, por que não pode haver um carro aquático? – Nilton Goes, diretor da Seacar Company

Essa foi a pergunta que Nilton fez, antes de se debruçar no projeto do Seacar Maestry, que teve a contratação de um engenheiro e a colaboração de seus dois filhos.

Foram três anos trabalhando no projeto, começando do zero, até a concretização do sonho. Isso envolveu a definição do tipo de casco (no caso, triplo), do motor (hidrojato), dos equipamentos e do design (não é réplica, embora tenha sido inspirado em carros esportivos clássicos).

 

“Tudo foi feito especialmente para o Maestry, do volante, confeccionado com fibra de carbono, à chave da ignição, usinada com alumínio, passando pelo retrovisor, de inox e carbono, e pelos bancos, em formato de concha, no estilo Recaro”, explica Nilton Goes.

 

Pronto, o barco-carro impressiona pela beleza do projeto, pelos detalhes dos equipamentos e pelo desempenho. “Equipado com um motor de 355 hp, desenvolvido a partir de uma parceria com a Hyundai, a velocidade máxima chegou a 60 mph”, afirma o diretor da Seacar.

Na velocidade de cruzeiro, que é de 40 mph, o Maestry tem autonomia de seis horas de navegação, com um tanque de 55 litros de gasolina.

 

Um dos segredos para o desempenho verdadeiramente esportivo está na matéria-prima utilizada na confecção do casco: um composto de fiberglass e grafeno, que, além de leve, apresenta um elevado nível de resistência.

 

As rodas e as portas, naturalmente, são cenográficas, e a manopla do câmbio funciona como freio e ré. Mas, por dentro, o visual e o conforto são de um autêntico carro esportivo. O preço, idem: a partir de R$ 487 mil.

Apenas nos três primeiros dias do salão náutico carioca já foram vendidas duas unidades, e algumas outras vendas ficaram engatilhadas, de acordo com a marca.

 

Do sucesso do modelo inicial, de dois lugares, nasceu a promessa do diretor do estaleiro de dar forma a um novo modelo — desta vez, simulando um carro esportivo de quatro lugares. Não se surpreenda se um deles passar por você, em alta velocidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas