Com barcos clássicos, Tesouros Náuticos será atração do São Paulo Boat Show 2023

Mostra leva uma seleção de modelos das décadas de 50, 60 e 70 ao maior evento náutico da América Latina

20/09/2023

A mostra Tesouros Náuticos estará no São Paulo Boat Show 2023 embelezando ainda mais o maior evento náutico da América Latina. A atração vai reunir nove barcos que resgatarão todo o charme e elegância de lendários modelos das décadas de 50, 60 e 70.

Em uma viagem nostálgica, os visitantes do salão náutico paulista terão a oportunidade de contemplar lanchas que marcaram a história náutica do país, de 21 a 26 de setembro, no São Paulo Expo. Confira, a seguir, mais detalhes dos modelos que estarão no salão.

Tesouros Náuticos no São Paulo Boat Show

Esquimar “Number One”

Fabricada em 1968, a Number One, embarcação do tipo ski boat, foi construída em técnica artesanal pelo estaleiro Esquimar. Seu projeto foi pensado por José Carlos Beu, mais conhecido como “Carlinhos da Esquimar”, quando ele tinha apenas 17 anos. A lancha de 18 pés leva motor Dodge V8 318, tem 210 hp de potência e atinge uma velocidade máxima de 40 milhas.

Carbrasmar Xareu “Fiesta”

Com 21 pés, a Fiesta é uma obra-prima do projetista Joachim Kusters, que fez a fama do estaleiro Carbrasmar — responsável pelo barco. Construída em 1971, a embarcação de madeira do tipo xareu é uma das referências no Brasil em modelos fabricados com esse material. Equipado com um motor Mercury de 270 hp a 4800 rpm e reversor Velvet Drive, o barco atinge uma velocidade de até 42 milhas.

Carbrasmar Xareu “Memory”

Também feito pelas mãos de Kusters em 1971, a Carbrasmar Xareu “Memory” tem especificações semelhantes ao modelo anterior. Igualmente equipada com reversor Velvet Drive, a embarcação Memory, por sua vez, leva um motor Ford com potência de 270 hp a 4000 rpm, atingindo uma velocidade máxima de 37 milhas náuticas.

Três Pontos “Rotonda”

Com desenho inspirado nos antigos carros de corrida, a lancha Rotonda, do tipo três pontos, foi para a água pela primeira vez em 1974, com motor de 450 hp batendo na casa dos 105 nós. Atualmente, o barco de 21 pés é equipado com um motor Ford de 400 hp. Projetada por Odair Mazaro e construída por Ricardo Boer, a embarcação hoje atinge velocidade de 90 milhas náuticas.

Cracker Box “Spring Box”

Pequena e estilosa, a Spring Box, de 16 pés, resistiu ao tempo e ainda hoje atrai olhares de admiração em revivals realizados pelo Yacht Club Paulista. Apesar de ser sido construída em 1958, parece ter acabado de sair da fábrica. Projetada e construída por Max Schachel, a embarcação leva um motor Dodge de 300 hp e atinge 55 milhas de velocidade.

Run About “West”

Projetada por Carlos Meccia e construída por José Lopes, a West é uma embarcação do tipo run about fabricada ainda em 1965. A motorização do barco de 17 pés se dá por um motor Mercury de 175 hp, que permite à lancha alcançar uma velocidade de 50 milhas.

Max Boat “Katu”

Embarcação do tipo ski boat, a Katu foi projetada e construída por Max Schachel no ano de 1965. Seus 18 pés são movidos por um motor Ford de 170 hp, que ajudam o barco a atingir as 40 milhas náuticas de velocidade.

Max Boat “Miss Wood”

Outra embarcação de Max Schachel , a Miss Wood, de 18 pés, foi fabricada um pouco mais tarde que suas irmãs, no ano de 1972. Seu motor Ford de 170 hp proporciona ao barco 40 milhas de velocidade.

Unforgettable

Do tipo Cracker Box, o Unforgettable é uma lancha de 1958 também construída por Schachel. Com motor Dodge V8, a embarcação de 16 pés tem potência 210 hp a 4000 rpm, atingindo até 43 milhas de velocidade.

José Carlos Beu, curador do Tesouros Náuticos

Também conhecido como Carlinhos da Esquimar, José Carlos Beu, o curador do Tesouros Náuticos, já fabricou mais de 700 barcos, sendo que mais de 100 deles foram feitos de madeira. Considerado por muitos como uma lenda viva da náutica nacional, Carlinhos é um dos únicos construtores de sua época que continua não apenas vivo, como trabalhando e esquiando aos finais de semana.

José Carlos Beu. Foto: Facebook Esquimar / Reprodução

São Paulo Boat Show 2023

O maior e mais importante evento náutico da América Latina está chegando! Alcançando a marca de 50 eventos náuticos realizados no eixo Rio-São Paulo, a 26ª edição do São Paulo Boat Show será ainda maior e melhor, reunindo os principais players do mercado náutico e quem ama o mundo da navegação em um só lugar.

 

Com mais de 150 embarcações expostas — de todos os modelos, preços e tamanhos — o São Paulo Boat Show 2023 contará com os principais lançamentos do setor náutico para 2023 e 2024, incluindo jets, motores, equipamentos, brinquedos náuticos, acessórios e serviços para barcos.

 

Um sorteio no São Paulo Boat Show ainda vai premiar um sortudo ou sortuda com uma lancha. O evento também receberá as novidades de grandes marcas de luxo no Espaço dos Desejos e vai apresentar atrações de turismo náutico de destinos incríveis pelo Brasil.

Foto: Fibrafort / Divulgação

Anote aí!

Quando: De 21 a 26 de setembro de 2023
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Dia 21 das 15h às 22h e de 22 a 26 de setembro das 13h às 22h (no último dia, o evento encerrará às 21h)
Mais informações: no site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória