Com parada em Itajaí, regata de volta ao mundo The Ocean Race começará no dia 15

Tradicional regata quebrará um recorde de distância na etapa que vem ao Brasil e deve ser finalizada em junho

12/01/2023
Fotos: Divulgação

Considerada a maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race vai ter a largada no próximo dia 15 de janeiro, na cidade espanhola de Alicante. A competição de volta ao mundo na vela terá a cidade de Itajaí (SC), cidade referência náutica no Brasil, como uma das paradas.

Esta é a quarta vez que Itajaí recebe os competidores deste evento. Neste ano, a etapa que vem ao Brasil quebrará um recorde de distância: será a mais longa distância percorrida em uma única etapa, considerando os 50 anos do evento. Serão 12.750 milhas náuticas da Cidade do Cabo ao litoral catarinense, cruzando os oceanos Índico e Pacífico, para depois retornar ao Atlântico.

 

A estimativa é de que os velejadores levem por volta de um mês navegando entre a Cidade do Cabo e Itajaí.

E pela primeira vez em todos seus anos, a The Ocean Race receberá duas classes diferentes de embarcação. A IMOCA possui barcos de alto rendimento e além de disputarem o grande troféu do evento, farão a volta ao mundo.

 

Já os da VO65 navegarão apenas pela Europa, em um trecho mais curto. Contudo, mesmo em um espaço menor, a regata terá uma disputa mais acirrada.

No último sábado (7), a área que recebe os visitantes em Alicante foi aberta. Já no domingo (8), a In-Port Race reuniu os velejadores de cinco barcos da Classe IMOCA – categoria que terá a parada em Itajaí.

 

Outros seis barcos da Classe VO65 estarão na competição iniciada em Alicante, mas farão apenas o circuito europeu. No final desta semana, será dada a largada oficial dos velejadores partindo da Espanha até Cabo Verde, no continente africano.

Chegada em Itajaí

Para receber a The Ocean Race, a Marina Itajaí realizou investimentos pesados em infraestrutura e logística não apenas para atender as equipes que participam da corrida — que contarão com uma grande Race Village, com todo o aparato para se prepararem para as próximas etapas da competição — como para receber os turistas e apaixonados em geral por este esporte.

 

A movimentação na Marina Itajaí acontecerá entre os dias 29 de março e 23 de abril. A previsão de chegada dos velejadores em Itajaí é 1 de abril. Já no dia 21 do mesmo mês, eles farão a In-Port Race e em 23 de abril as embarcações partem para New Port, nos Estados Unidos.

 

Diversas atividades de lazer para todos os públicos, com entrada gratuita serão disponibilizados na Vila da Regata brasileira. Também são esperados atrações culturais, simuladores, brinquedos, e palestras, entre outras atividades no local.

 

Para o prefeito Volnei Morastoni, a realização de mais essa etapa da The Ocean Race consolida a cidade como polo náutico do Brasil, fortalecendo a economia do mar e o turismo de toda a região.

É um evento que leva o nome de Santa Catarina e do Brasil para o pódio mundial – Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí

Pesaram a favor da escolha de Itajaí  o sucesso das últimas edições, em 2012, 2015 e 2018, além do carinho dos catarinenses com os velejadores e a boa organização daquelas etapas — na edição passada, Itajaí recebeu o título simbólico de a mais receptiva entre todas as etapas da The Ocean Race.

Conheça o percurso da The Ocean Race

O ponto de partida da The Ocean Race é em Alicante, em 15 de janeiro e com previsão de chegar a Cabo Verde no dia 19 de janeiro. Outras paradas serão realizadas em Cidade do Cabo (África), Itajaí, New Port (EUA), Aarhus (Dinamarca), Haia (Holanda), seguindo para Genova (Itália), local da grande final.

 

A previsão é que a final da disputa aconteça em 25 de junho. Para conferir mais informações acerca das paradas e de todo o evento, acesse o site oficial da The Ocean Race.

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada