Começou!

Por: Redação -
13/04/2015

As tripulações da flotilha de Soto 40 içaram suas velas para as duas primeiras regatas do Mitsubishi Motors S40 World Championship, que está sendo realizado em Florianópolis (SC). Sob sol, céu totalmente aberto e águas cristalinas, as equipes se enfrentaram em disputas bastante acirradas na raia de Jurerê.

A cobertura completa do campeonato você acompanha aqui no site de Náutica e também pela TV Náutica.

Os veleiros partiram da sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, e iniciaram as provas às 12h30. Foram duas regatas em barla sota com quatro pernas cada. Durante a competição, os ventos tiveram intensidade entre 9 e 10 nós, com direção sueste, típica da raia de Jurerê. Quem conseguiu aproveitar melhor essas condições foi o veleiro argentino Patagonia, que venceu as duas regatas do dia.

“Conseguimos fazer duas largadas muito boas. A equipe fez um trabalho perfeito, o barco se comportou bem e tivemos um pouco de sorte. Atingimos nossas expectativas e continuaremos com foco no trabalho nos próximos dias”, comemora o timoneiro do Patagonia Juan Grimaldi.

Para o argentino, o nível técnico da competição está muito elevado, por isso não é hora de relaxar. “Temos muito campeonato pela frente e não teremos descartes. Esse resultado nos deu vantagem, mas nada que tire o foco das próximas regatas”, completa Grimaldi.

Logo atrás do Patagonia, a equipe do Crioula, liderada pelo velejador olímpico Samuel Albrecht, terminou as duas regatas na segunda colocação. “Os dias que antecederam as provas foram muito importantes para treinarmos e colocarmos a equipe toda em sintonia. Conseguimos executar bem o plano traçado, a tripulação trabalhou bem e manteve o barco rápido durante todo o dia”, comemora.

As regatas ainda contaram com a presença de duas lendas vivas do esporte: Jochen Schümann, tricampeão olímpico pela Alemanha, que compete pela equipe EarlyBird, e Torben Grael, maior medalhista olímpico brasileiro, que comanda o veleiro Magia V/Energisa. Juntos, os dois atletas somam 9 medalhas, sendo cinco de ouro.

Preparação para as Olimpíadas
O bom resultado do Crioula no primeiro dia serviu também como treino: Samuel está se preparando para competir na classe Nacra 17, nas Olímpiadas do Rio de Janeiro 2016. “Eu estou bem focado na preparação para as Olimpíadas e também nas campanhas com o Crioula. Acabando essa competição de Soto40, aqui em Florianópolis, eu já embarco para a Europa e dou sequência aos treinamentos e competições. Estou fazendo tudo o que posso, dando o meu máximo”, garante Samuel.

Outro jovem atleta olímpico que participa do Mitsubishi Motors S40 World Championship é Henrique Haddad, do veleiro Ocean Pact. “Além de ser bom para me manter em forma, participar desse campeonato é divertido. É como tirar uma folga de toda a preparação que fazemos”, brinca Henrique, que competirá na classe 470 nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Resultados acumulados após duas regatas:
1º Patagonia (ARG) – (1+1) – 2pp
2º Crioula (BRA) – (2+2) – 4pp
3º Pajero (BRA) – (3+6) – 9pp
4º Itau (CHI) – (4+5) – 9pp
5º Santander (CHI) – (7+3) – 10pp
6º Carioca (BRA) – (8+4) – 12pp
7º Magia V Energisa (BRA) – (5+10) – 15pp
8º Early Bird (ALE) – (6+9) – 15pp
9º Mitsubishi Motors (CHI) – (9+8) – 17pp
10º Estampa Delviento (CHI) – (11+7) – 18pp
11º Ocean Pact Racing (BRA) – (10+11) – 21pp

Calendário do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:
13/4 – Terceira e quarta regatas
14/4 – Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 – Nona e décima regatas
16/4 – Premiação

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha

    Ventura atracará com lanchas, pontoons e jets na estreia do Brasília Boat Show

    Conhecido pela variedade de produtos, estaleiro mineiro estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto

    Confira 6 ótimos motivos para você visitar o Brasília Boat Show

    O maior evento náutico do Centro-Oeste acontecerá de 14 a 18 de agosto, no Lago Paranoá; ingressos já estão disponíveis

    Homem recupera Apple Watch que estava perdido no mar do Caribe há mais de um ano

    Aparelho foi encontrado ainda funcionando graças à ferramenta de localização do dispositivo