Companhia aérea do Japão investe em projeto de barcos voadores
Planador marítimo Viceroy é um surpreendente barco com asas, com direito a aerofólio e hidrofólio
A empresa Japan Airlines anunciou, recentemente, que vai investir em um inovador projeto de planadores marítimos da Regent Craft.
Vem aí o Rio Boat Show 2023, com o melhor do mundo náutico na Marina da Glória
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A companhia aérea não revelou o valor do montante disponibilizado, mas a empresa de planadores afirma já ter arrecado para o projeto US$ 40 milhões, aproximadamente R$ 205 milhões (valores consultados em janeiro de 2023).
O planador marítimo recebeu o nome de Viceroy e possui um par de asas, um sistema parecido com os hidrofólios, bem como um grande aerofólio.
Como o casco desses planadores marítimos tem um formato diferente, sua navegação se adapta às diversas condições do mar e proporciona tanto pousos como decolagens suaves na água.
Tamanho dos planadores marítimos impressiona
O sistema do Viceroy permite que os barcos voadores naveguem a até 9 metros acima do nível da água. A envergadura do modelo (distância entre as asas dele) deverá ter entre 18,3 até 19,8 metros — cerca de 65 pés.
Projetado para receber até 12 passageiros e mais dois tripulantes, o Viceroy fará as viagens com muito conforto. A velocidade máxima do planador marítimo será em torno dos 300 km/h.
Seus testes começarão a partir de 2024. E uma curiosidade é que, embora voem, os planadores marítimos são comandados por um capitão marítimo, e não um piloto.
A Regent Craft anunciou que recebeu ao menos 400 pedidos dos barcos voadores desde que a parceria com a Japan Airlines foi anunciada. Outros investidores do projeto são Thiel Capital, Y Combinator, Founders Fund, Hawaiian Airlines e o empresário Mark Cuban, além da Mesa Air Group, que se comprometeu, no ano passado, a comprar 200 modelos como esses.
Ver essa foto no Instagram
O diferencial dos planadores marítimos é usarem de um sistema totalmente elétrico, ou seja, sua emissão de poluentes é muito baixa. A Regent ainda está preparando outra embarcação nesses moldes. Batizado de Monarch, ele terá, no entanto, capacidade para transportar até 100 passageiros e entrará em serviço por volta de 2028.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa