Mais de 100 clientes orientam o desenvolvimento de interface do conceito elétrico da Volvo Penta

Por: Redação -
19/11/2019

A Volvo Penta está desenvolvendo uma interface exclusiva dentro do seu sistema Glass Cockpit para ajudar na mudança para o barco elétrico. A interface foi projetada para facilitar ao máximo a experiência do barco elétrico.

De acordo com a filosofia da Volvo Penta, o objetivo é que o barco seja fácil e intuitivo. Um protótipo de uma nova interface de driver elétrico foi desenvolvido com novos comportamentos de navegação em mente. Uma grande diferença é que, em vez de medir o consumo de combustível, os navegadores precisam saber sobre o alcance da bateria e os recursos de carregamento.

“A interface do driver elétrico foi revelada a bordo do catamarã com o nosso conceito de acionamento elétrico em Cannes, onde recebemos informações iniciais de alto nível da mídia e dos clientes”, explicou Anna Lindgren, diretora de planejamento de produtos marítimos da Volvo Penta. “O protótipo está sendo projetado para uso em nossa plataforma de eletromobilidade marítima, mas testá-lo a bordo do catamarã ofereceu uma grande chance de capturar aprendizados e feedback com facilidade. Precisamos de muitas informações dos clientes desde o início para descobrir como projetar melhor essa interface.”

A Volvo Penta recebeu feedback de mais de 100 partes interessadas – que testaram todo o conceito de acionamento elétrico em Cannes – e disso ficou claro que a interface do driver era ainda mais importante para a direção elétrica do que para a condução tradicional do motor.

Um grupo de OEMs, capitães, parceiros e revendedores se reuniram em La Rochelle, na França, para participar de um workshop prático a bordo do catamarã elétrico. A equipe trabalhou em estreita colaboração com a equipe de UX da Volvo Penta para tentar testar a interface do usuário do protótipo em um contexto da vida real.

“Convidamos esses clientes – que já haviam conduzido ou fizeram parte do trabalho de desenvolvimento com o catamarã elétrico – para ouvir suas expectativas e ver seus comportamentos ao dirigir este barco usando a nova interface elétrica”, explica Tobias Ångman, designer de UX da Volvo Penta. “As transmissões elétricas são muito diferentes dos motores de combustão; eles não se comportam da mesma maneira quando acionados – você não tem som ou vibrações -, portanto, outras fontes de informação se tornam importantes para o piloto. Essa experiência silenciosa é muito diferente e queríamos aprender em primeira mão como os usuários esperam que a interface os guie rapidamente ao pilotar.”

A interface do driver elétrico ajudará o piloto a tomar decisões precisas durante o uso do barco. Isso incluirá funcionalidade para monitorar as manobras do barco, bem como monitorar o balanço de energia da bateria. Todos os consumidores de energia conectados à bateria e todos os contribuidores de energia precisam ser considerados para ajudar o usuário a tomar decisões sobre rotas e uso de barcos.

Os testes práticos permitiram à equipe da Volvo Penta entender melhor quais recursos são cruciais para a experiência elétrica a bordo. “Essa é uma nova maneira de trabalhar para a Volvo Penta, mas precisamos aprender, obter feedback e fazer rapidamente ajustes na tecnologia”, diz Lindgren. “É um processo de mão dupla, aprendemos com nossos clientes e parceiros e eles aprendem conosco. Estamos trabalhando para desenvolver um sistema integrado e as informações que coletamos agora influenciarão nosso desenvolvimento futuro.”

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico