Confira tudo sobre a Cimitarra 640 na edição do mês de Náutica

26/07/2017
Foto: One Drone Day

Revelada no São Paulo Boat Show do ano passado, a Cimitarra 640 é o mais novo lançamento do tradicional estaleiro gaúcho, que conta com 22 modelos de lanchas no portfólio, de 36 a 78 pés. Posicionada entre a Cimitarra 600 (ex-Cimitarra 560) e a Cimitarra 780 (antes Cimitarra 760), a Cimitarra 640, com 18,10 m de casco, se destaca pela versatilidade no arranjo da cabine, por sinal muito bem iluminada naturalmente na parte inferior e também pelo bom aproveitamento da proa (uma tendência atual) onde, além do solário para um casal, há também um sofá.

Apesar de grande no comprimento, a Cimitarra 640 é uma lancha estreita, com apenas 4,20 metros de boca, praticamente a mesma largura da Cimitarra 600 (com 4 m de boca), cujo casco foi usado de base no desenvolvimento do modelo desta avaliação. “Minha intenção foi fazer uma lancha com boa hidrodinâmica, sem a necessidade de motores muito potentes. Daí, mantive a boca da Cimitarra 560, mas aumentei o comprimento do casco”, revela Tomás Freitag, sócio fundador e projetista do maior estaleiro do Rio Grande do Sul. Realmente, barcos estreitos tendem a navegar melhor, principalmente enfrentando as ondas pela proa, mas perdem espaço nas acomodações.

Outra característica interessante na segunda maior lancha da Cimitarra é a sala íntima no convés inferior, onde fica a cozinha, que aproveita o grande pé-direito de 2,52 m e a boa iluminação natural, proporcionada pelas janelas laterais em forma trapezoidal. Com características próprias em termos de casco, arranjo, acabamento e motorização, a Cimitarra 640 não tem concorrente direto no segmento. Muito menos no preço: a partir de R$ 4,5 milhões.

Você pode conferir tudo sobre este modelo na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia