Conheça Britannia, iate da família real mostrado na nova temporada de “The Crown”

Quinta temporada da série mostra lançamento da embarcação que recebeu Charles e Diana durante lua de mel

11/11/2022
Reprodução

O primeiro episódio da nova temporada da série “The Crown”, que acaba de estrear, dá destaque ao famoso iate Britannia — embarcação onde a princesa Diana e o (até então) príncipe Charles passaram a lua de mel.

 

A série, exibida pela plataforma de streaming Netflix, mostra uma cena de flashback do momento em que a rainha Elizabeth II, interpretada por Claire Fox, participa do lançamento oficial da embarcação, em 1953.

Reprodução

O lançamento foi feito pouco antes da coroação de Elizabeth II e a embarcação fez parte da frota real por 44 anos. Com tanto tempo de serviço, o iate pôde navegar mais de um milhão milhas náuticas.

Membros da família real britânica, em 1985, no iate Britannia. Da esquerda para a direita: princesa Margaret, príncipe Andrew, rainha Elizabeth II, príncipe Philip, Peter Phillips, príncipe Edward, princesa Diana segurando príncipe William, príncipe (hoje rei) Charles segurando Harry, princesa Anne e Zara Phillips

Com comprimento de 126 metros, divididos em cinco andares, possui diversas salas de jantar, estar e camarotes. Para mover a embarcação, haviam dois motores Parsons, que, juntos, alcançavam 1.200 hp. Com toda essa potência, sua velocidade máxima era de 22 nós (40 km/h).

Reprodução
Reprodução

O iate foi projetado pela John Brown & Co. LTD, a mesma empresa que cuidou dos navios de cruzeiros Queen Mary e Queen Elizabeth, também em 1953. Dos três, o Britannia possui um desenho mais inovador, com três mastros de até 42 metros.

Reprodução

Como serviu a família real britânica, diversos presidentes e importantes ministros tiveram a honra de estar a bordo da embarcação. Foi cenário de lua de mel para a princesa Margaret (irmã de Elizabeth II) com Antony Armstrong-Jones, além de receber os pombinhos Charles e Diana, em 1981, em viagem pelo Mediterrâneo.

Reprodução

Por precisar de uma reforma mais elaborada, o iate teve de ser desativado em 1997. À época, Elizabeth II chegou a se emocionar em um pronunciamento.

Olhando para esses 44 anos passados, nós podemos refletir com orgulho e gratidão para essa grande embarcação que serviu o país, a Marinha Real e minha família com tanta distinção – Elizabeth II

Hoje o Britannia está ancorado em Edimburgo, capital da Escócia, e virou um museu. Para homenagear a monarca, todos os relógios do navio mostram permanentemente 15h01 — horário exato em que Elizabeth II desembarcou pela última vez.

Reprodução

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico