Conheça o megaiate “invisível”, que será feito com impressora 3D
Projetado por estúdio italiano, o Pegasus terá ainda zero emissão de carbono e sistema híbrido


Um megaiate construído em 3D é o projeto inusitado e desafiador do estúdio italiano de desenho Jozeph Forakis. A embarcação de 88 metros será o primeiro megaiate fabricado usando essa tecnologia e levará o nome de Pegasus.
Megaiate de luxo que estava abandonado no Caribe é vendido em leilão por US$ 67,6 milhões
Ingressos para o Marina Itajaí Boat Show já estão disponíveis; garanta o seu!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Segundo os projetistas, o megaiate impresso em 3D tem como inspiração uma praia da ilha grega de Koufonissi. O desejo de seu criador é que a embarcação esteja o mais próximo possível do mar e da natureza.
Com a ideia de virtualmente invisível, o Pegasus terá emissão zero de carbono, além de sistema híbrido, unindo o hidrogênio com a energia solar. Dessa forma, sua navegação será como uma nuvem flutuando sobre as águas.
A propulsão do megaiate impresso em 3D será dividida em duas partes. A princípio, as placas solares irão, por meio da energia solar, transformar a água do mar em hidrogênio. Este, após ser convertido em eletricidade, servirá para carregar as baterias de íons de lítio.
Megaiate impresso em 3D tem desenho diferenciado
Outro fator invisível do megaiate impresso em 3D é seu desenho. A impressora robô irá integrar o casco com a estrutura do projeto que, por sua vez, será leve, rígida e metálica.
A equipe por trás do Pegasus espera que todo o processo de impressão gaste menos energia e materiais, gerando menos resíduos do que quando comparado à construção comum de embarcações.
Na parte interna do megaiate impresso em 3D haverá uma grande árvore com um jardim de meditação ao redor. A fim de permitir o crescimento dela, um espaço de quatro andares será reservado à planta. Ainda será possível cultivar alimentos na embarcação, através do pomar.
Para o lazer dos convidados, na popa superior haverá um beach club com piscina olímpica. Por fim, a suíte master terá passagem para um terraço privativo.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas