Conheça o megaiate “invisível”, que será feito com impressora 3D

Projetado por estúdio italiano, o Pegasus terá ainda zero emissão de carbono e sistema híbrido

22/06/2023
iate impresso em 3d
Fotos: Divulgação

Um megaiate construído em 3D é o projeto inusitado e desafiador do estúdio italiano de desenho Jozeph Forakis. A embarcação de 88 metros será o primeiro megaiate fabricado usando essa tecnologia e levará o nome de Pegasus.

Segundo os projetistas, o megaiate impresso em 3D tem como inspiração uma praia da ilha grega de Koufonissi. O desejo de seu criador é que a embarcação esteja o mais próximo possível do mar e da natureza.

superiate Pegasus impresso em 3d

Com a ideia de virtualmente invisível, o Pegasus terá emissão zero de carbono, além de sistema híbrido, unindo o hidrogênio com a energia solar. Dessa forma, sua navegação será como uma nuvem flutuando sobre as águas.

superiate Pegasus impresso em 3d

A propulsão do megaiate impresso em 3D será dividida em duas partes. A princípio, as placas solares irão, por meio da energia solar, transformar a água do mar em hidrogênio. Este, após ser convertido em eletricidade, servirá para carregar as baterias de íons de lítio.

Megaiate impresso em 3D tem desenho diferenciado

Outro fator invisível do megaiate impresso em 3D é seu desenho. A impressora robô irá integrar o casco com a estrutura do projeto que, por sua vez, será leve, rígida e metálica.

superiate Pegasus impresso em 3d

A equipe por trás do Pegasus espera que todo o processo de impressão gaste menos energia e materiais, gerando menos resíduos do que quando comparado à construção comum de embarcações.

superiate Pegasus impresso em 3d

Na parte interna do megaiate impresso em 3D haverá uma grande árvore com um jardim de meditação ao redor. A fim de permitir o crescimento dela, um espaço de quatro andares será reservado à planta. Ainda será possível cultivar alimentos na embarcação, através do pomar.

 

Para o lazer dos convidados, na popa superior haverá um beach club com piscina olímpica. Por fim, a suíte master terá passagem para um terraço privativo.

superiate Pegasus impresso em 3d

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto