Vídeo de anta correndo sob as águas viraliza nas redes; confira

Professor de biologia (e influencer) explica comportamento e conta curiosidades do animal

16/06/2023
Foto: Recanto Ecológico Rio da Prata / Reprodução

Já imaginou mergulhar e dar de cara com uma anta? Nada de xingar o parente que entrou na água com você: estamos realmente falando do Tapirus terrestris — nome científico do simpático animal. Pois um vídeo de uma anta mergulhando e correndo pelo fundo de um rio tem feito sucesso nas redes sociais justamente pelo improvável da cena.

Para explicar o que o maior mamífero terrestre brasileiro fazia ali, ao lado dos peixes, o biólogo e influencer Yago Stephano gravou um vídeo. O relato já soma mais de 380 mil visualizações no TikTok — onde o também professor de biologia compartilha curiosidades da natureza para seus quase 4 milhões de seguidores.

@yagostephano antas não são antas, ok? 🙃 #anta #animaisnotiktok #aprendanotiktok #biologia ♬ som original – Yago Stephano

De forma bem-humorada, Yago não só aborda o caso da anta mergulhando, como também revela curiosidades sobre o animal. Ele conta, por exemplo, que as antas tem parentesco com cavalos. Segundo o biólogo, uma anta pode pesar até 300 kg e consome 9 kg de comida diariamente, entre folhas, brotos, cascas de árvore, plantas aquáticas e muitas frutas.

 

Além disso, o bichinho é também conhecido como “jardineiro da floresta”, uma vez que as antas, ao engolir sementes, as preparam para a germinação.

 

A notícia triste é que a espécie já é considerada vulnerável à extinção e está na lista vermelha da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Foto: Recanto Ecológico Rio da Prata / Reprodução

Outros flagrantes de antas mergulhando

Em 2020, o fotógrafo Fernando Maydana flagrou mãe e filhote de antas mergulhando nas águas cristalinas do Recanto do Rio da Prata, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.


No vídeo de Fernando, é possível ver as duas antas nadando acompanhadas de dezenas de peixes. Em determinado momento, os animais tocam as patas no fundo do solo do rio e começam a “correr”, levantando uma nuvem de terra.

 

 

Ná época, o fotógrafo contou ao G1 que já fazia um bom tempo que flagrava a família de antas. “Elas passam aqui, mas sempre com a metade do corpo para fora da água. Dessa vez, como estava sozinho, decidi utilizar minha GoPro e consegui esse lindo registro”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti