Copa do Mundo

Por: Redação -
28/01/2015

O multicampeão Robert Scheidt encerrou a fase classificatória da Copa do Mundo em Miami com os resultados mais consistentes da competição. Disputou cinco regatas sempre entre os cinco primeiros colocados. Nesta terça-feira (27), Scheidt venceu uma das provas, foi segundo e terceiro nas outras duas e assumiu a liderança na classe Laser, com três pontos de vantagem sobre o vice-líder, o australiano Matthew Wearn. Os cinquenta melhores velejadores serão reagrupados na flotilha ouro a partir desta quarta-feira (28), início da fase final, na disputa pelo título.

Depois da chuva na estreia, o segundo dia de disputas na raia de Biscayne Bay começou com céu claro e vento entre 12 e 15 nós, alcançando rajadas de 19 nós (35 km/h) no período da tarde. “Tive um desempenho parecido nas três regatas. Fiz boas largadas, montei a primeira boia entre os cinco primeiros e fui ganhando posições”, resumiu Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, duas pratas e um bronze) e 14 títulos mundiais, entre Laser e Star. “Consegui ‘ler’ bem o vento muito rondado e suas variações. Velejei rápido e de forma consistente.”

Com a regularidade na primeira etapa, Scheidt entra na fase final com vantagem sobre os adversários, uma vez que apenas o pior resultado será descartado e seus adversários trazem pontuação mais elevada da primeira fase. A flotilha ouro agrupará os cinquenta melhores velejadores da competição, tornando a disputa ainda mais acirrada a partir desta quarta-feira (28). “Preciso manter a velocidade para chegar à medal race com chances de medalha”, lembra o brasileiro, patrocinado por Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela. “A previsão é de ventos mais fracos e variáveis nos próximos dias, o que torna as regatas mais técnicas e estratégicas.”

A dupla Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49erFX, também está muito bem na competição. Elas ocupam o segundo lugar na classe.

Foto: Thom Touw/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória