Copa do Mundo de Vela


Começou nesta segunda-feira, 25, a etapa de Miami (EUA) da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (Isaf). O evento reúne, pela primeira vez para a disputa de uma competição em 2016, os 15 velejadores classificados para a Equipe Brasileira de Vela que representará o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. As regatas da fase de classificação estão programadas para acontecer de segunda a sexta-feira. No sábado, 30, serão disputadas as regatas da medalha.
Duas duplas chegam ao evento embaladas por bons resultados na última semana, no Coconut Grove Sailing Club, em Miami. No Campeonato Norte-Americano da classe 470, Ana Barbachan e Fernanda Oliveira conquistaram a medalha de ouro na disputa feminina. E no Campeonato Midwinter, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com a medalha de bronze na classe 49erFX.
“Agora estamos na reta final da preparação olímpica e temos de equilibrar bastante os treinamentos com as competições. O ideal é chegar aos Jogos no auge”, afirma Torben Grael, Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
A Equipe Brasileira de Vela que está em Miami reúne: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX); Marco Grael e Gabriel Borges (49er); Jorge Zarif (Finn); Robert Scheidt (Laser); Fernanda Decnop (Laser Radial); Henrique Haddad e Bruno Bethlem (470 masculina); Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina); Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X masculina); Patricia Freitas (RS:X feminina); e Samuel Albrecht e Isabel Swan (Nacra 17). Além dos velejadores classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil tem ainda mais sete atletas inscritos nesta etapa da Copa do Mundo: Bruno Fontes (Laser); Gabriella Kid e Odile Ginaid (Laser Radial); João Bulhões e Gabriela Nicolino (Nacra 17); Gabriel Bastos (RS:X masculina); e Bruna Martinelli (RS:X feminina).
“É o início da temporada, um evento importante para nós. O Norte-Americano foi muito bom em termos de resultado. Conseguimos corrigir pontos significativos no nosso desenvolvimento técnico”, diz Ana Barbachan, lembrando ainda que o Campeonato Mundial da classe 470 já é no mês que vem.
Na temporada 2015 das etapas da Copa do Mundo, o Brasil conquistou oito medalhas. Foram dois ouros (Fernanda e Ana na etapa de Hyères, e Martine e Kahena em Weymouth); duas pratas (Martine e Kahena em Hyères, e Bimba na etapa final em Abu Dhabi); e quatro bronzes (Martine e Kahena em Miami; Robert Scheidt em Hyères; e Patricia Freitas em Hyères e Abu Dhabi).
No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 34 medalhas, sendo 17 de ouro, nove de prata e oito de bronze.
Foto: Wander Roberto
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




