Copa Mitsubishi de Vela 2024: confira o resultado da última etapa do torneio
Regata Volta à Ilhabela teve Phoenix como campeão na classe ORC. Veja os demais premiados
Depois de mais de 20 horas de disputa, chegou ao fim, na manhã do último domingo (1), a 24ª edição da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake, etapa final da Copa Mitsubishi de Vela. A equipe Phoenix foi a grande vencedora da classe ORC.
Crianças do Velejar é Preciso mergulham com profissionais nas águas do Lago de Itaipu
Baleias de papinho? Esse é novo palpite para sons misteriosos no Oceano Antártico
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Mais de 40 equipes de velejadores encararam o desafio final da Copa Mitsubishi: contornar Ilhabela, partindo das proximidades da Vila, rumo sul, ainda na manhã de sábado, 30 de novembro.
Os ventos colaboraram durante a realização da prova. Dessa forma, a flotilha — tanto de veleiros acima de 28 pés, que contornaram Ilhabela, quanto de barcos menores, que circundaram a Ilha de Toque-Toque ou o Farolete 4 da entrada do Canal (no caso da classe HPE 25) — não teve grandes dificuldades para chegar à ponta sul do Canal de São Sebastião.
O Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, conseguiu abrir boa vantagem em relação aos demais ainda dentro do canal, o que permitiu que a equipe encontrasse ainda um vento sul constante na área oceânica: “chegamos a velejar a 15 nós em algus pontos”, conta Cotrim.
“Após a Ponta do Boi mudou um pouco, mas ainda avançamos bem até novamente a entrada norte do Canal, quando encaramos uma falta total de vento e muita correnteza. Mas, ainda com essa condição, conseguimos chegar bem”, completou Mauro Dottori.
Fita azul e campeão da disputa final da Copa Mitsubishi, o Phoenix cruzou a linha de chegada, nas proximidades da Ponta das Canas, às 19h32’26”, completando a regata em 7h52’26”.
O segundo veleiro a cruzar a linha de chegada foi o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, às 22h00’8″. Na sequência terminaram o Inaê Soto, às 2h39’40” e o Jazz, de John Julio Jansen, às 6h26’37”.
No tempo corrigido nenhuma mudança: Phoenix, em primeiro, 4z Phytoervas na segunda colocação, Inaê e Jazz, terceiro e quarto, foram os que completaram a prova.
Já na classe Bra-RGS A da final da Copa Mitsubishi 2024, o primeiro a cruzar foi o Kameha Meha, de Abertu Kunath, às 6h9’43”. A pouca diferença para o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, que chegou às 6h13’38”, fez com que este último vencesse a regata no tempo corrigido. O Kameha Meha, conquistou, entretanto, a vitória na classe Clássicos.
Na terceira colocação da classe BRA-RGS A ficou o Bl3Urca, de Clauberto Andrade. Completaram a regata, ainda, o Morgazek, de Michelle D’Ippolito, o segundo na classe Clássicos, e o Aries, de Alex Calabria.
As equipes Blu 1, de Marcelo Ragazzo, My Boy, de Lars Muller e Malagueta, de Fabio Tenório, foram as três primeiras colocadas na BRA-RGS B.
A divisão C da BRA-RGS fez a regata que contornou a Ilha de Toque-Toque e a vitória ficou com oTáquion, de Humberto Diniz. Ricardo Zamboni, no comando do Triton, foi o segundo colocado.
Também correndo a regata de Toque-Toque, na classe C30 a vitória ficou com o Relaxa Building, de Tomás Mangabeira. Em segundo, o Bravo, de Jorge Berdasco, e na terceira colocação o Tonka, de Demian Pons.
Na RGS Cruiser, apenas dois veleiros completaram a prova: o João das Botas, da Marinha do Brasil, comandado por Paulo Donário, que venceu na classe, e o Kon Tiki, de Michael Downey.
Os veleiros da Classe HPE25 disputaram uma regata de percurso nos limites do Canal de São Sebastião, já que por suas características não podem fazer o contorno de Ilhabela.
O percurso para a classe era o contorno do farolete 4, que sinaliza a entrada do Canal de São Sebastião, ao sul, e depois terminar a regata no Farol da Ponta das Canas, extremo norte do Canal.
A equipe Ginga, de Breno Chvaicer, foi a primeira a concluir a regata, em pouco mais de duas horas, seguida do Crazy Phoenix, de Mari Lindenhayn. Em terceiro lugar, o veleiro Sibarita, comandado por Thiago Baraçal e tripulado pelos alunos da Escola de Vela de Ilhabela.
Patrocinadora master do evento, a Mitsubishi Motors há mais de duas décadas apoia a vela no Brasil.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Num canto remoto dos Alpes, a Geleira Hintertux conta ainda com gigantesca pista de esqui e um dos teleféricos mais altos do planeta
Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA
“Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição