Copa Swift Sport

Por: Redação -
21/09/2015

Aconteceu neste fim de semana a abertura da terceira etapa da Copa Swift Sport, pelo Circuito Ilhabela de vela oceânica, no Yacht Club de Ilhabela. Cerca de 200 velejadores e 35 barcos das classes RGS, HPE e C30 competiram sábado e domingo no Canal de São Sebastião sob as mais variadas condições de clima. Inusitada neblina tomou o extremo norte do canal levando na tarde de sábado (19), levando a Comissão de Regatas a interromper as regatas da classe RGS por questões de segurança.

A classe RGS teve vitórias de Inaê Transbrasa, no domingo, e Asbar Total Balance, no sábado. O líder da etapa é o Inaê, do comandante Bayard Umbuzeiro Filho. “Hoje (domingo) não teve para ninguém. Quem erra menos vence e nossa tripulação foi nota nove. Pegamos rajadas de sul com quase 20 nós (35 km/h). Barco e tripulação se comportaram muito bem”, comemorou o Bayard. O Asbar, de Sérgio Keplacz é o segundo e o Helios II, de Marcos Lobo, o terceiro colocado.

A classe HPE 30 estreou na Copa Swift Sport de forma promissora. As regatas deste fim de semana marcaram o retorno do velejador olímpico Eduardo Souza Ramos como timoneiro do Tahiti Nui, ao lado de André Fonseca, o Bochecha, recém-chegado da Regata Volta ao Mundo. Sérgio Rocha, vice-campeão mundial das classes TP52 e S40 também tripulou o barco. O campeão mundial de Finn e representante brasileiro da classe nos Jogos Rio 2016, Jorge Zarif, comandou o #04, com Alexandre Paradeda.

O Tahiti Nui obteve três vitórias em quatro regatas e lidera a HPE 30 com cinco pontos perdidos, à frente do Capatosta, de Marcelo Bellotti e do Carioca Jr, de Roberto Martins, ambos com 11 pontos. O #04 venceu a segunda prova e ocupa a quarta colocação. “Sentimos que o barco é fantástico e muito divertido para se velejar. Ideal para a costa brasileira. Estamos nos adaptando e velejando em uma flotilha em condições de igualdade”, analisou o tripulante do Tahiti Nui, Sérgio Rocha.

A classe C30 também apresentou regatas muito equilibradas. O Porsche, de Marcos Cesar venceu duas regatas neste domingo e assumiu a liderança da etapa, com os mesmo sete pontos do Caballo Loco, de Mauro Dottori. O + Realizado, de José Luiz Apud é o terceiro. Na HPE 25, a liderança é do Ginga (Breno Chvaicer), com quatro vitórias em cinco regatas. Repeteco (Fernando Haaland) e Artemis (Luis Castellari) vêm a seguir. Os três primeiros da RGS Cruiser são: BL3 (CLauberto Andrade), Jambock (Marco Ongarelli) e Cocoon (Luiz Caggiano). A 3ª Etapa da Copa Swift Sport será concluída no próximo fim de semana (26 e 27/9), com regatas a partir de meio-dia.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico

    No NÁUTICA Talks, Alberto Brandão fala sobre as regatas virtuais no Brasil

    O jogo Virtual Regatta será o centro do papo sobre o eSailing no país, em palestra que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh

    Modelo da Sunreef Yachts contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol

    JF Sun levará linhas de óculos e acessórios ao Rio Boat Show 2024

    Com especialização em lentes polarizadas e esportivas, marca estará de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória