Do Capão Redondo à imersão náutica: crianças do Virtudes Tênis visitaram o Boat Show em SP
Projeto social da Zona Sul mostra que esporte, educação e respeito abrem caminhos de sucesso fora da criminalidade


Ver barcos de perto não faz parte da rotina das cerca de 15 crianças atendidas pelo Projeto Virtudes Tênis, mas elas puderam realizar esse sonho no São Paulo Boat Show e viver um dia entre embarcações imponentes. O projeto social, que oferece aulas de tênis gratuitas no bairro do Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, mostra que esporte, educação e respeito abrem caminhos de sucesso.
Turismo náutico ganhou reforço: MTUR apoiou o São Paulo Boat Show 2025
Lancha que pertenceu a Ayrton Senna atraiu olhares e novas histórias no São Paulo Boat Show
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A gente nunca imaginou que ia ver tudo isso, é gigante! Foi muito da hora ver assim de perto– resumiu uma das pequenas, encantada com a magnitude do salão náutico


Criado pelos amigos Philippe Almeida Gonçalves e Juliano Pires Silva, o Virtudes Tênis oferece aulas gratuitas para crianças de 4 a 14 anos. Os encontros são realizados aos domingos em uma quadra adaptada de futebol no Capão Redondo. Além das raquetes e bolinhas, os encontros incluem café da manhã e lições que vão além do esporte.
O nosso interesse é ver eles praticando esportes. Mas acima de tudo, a gente prega educação, respeito e estudos. Torcemos para que tenham sucesso na vida– disse Philippe


Philippe e Juliano sabem bem como é começar pequeno. Ainda adolescentes, trabalharam como gandulas (jovens que devolvem as bolas para a quadra) ganhando R$ 300 por mês. Hoje, são professores de tênis particular e decidiram estender o conhecimento à comunidade.
Infelizmente, onde a gente mora, a maioria das oportunidades são para coisas erradas. Através do esporte, mostramos que eles podem vencer na vida, mesmo em um local onde não é tão fácil enxergar pontes para o sucesso– contou Philippe à NÁUTICA




O projeto já soma quatro professores voluntários e organiza campeonatos com direito a troféus e muita festa. Para os mais velhos, a dupla ainda busca vagas de jovem aprendiz, especialmente ligadas ao esporte, para ajudar ainda mais em um futuro de sucesso.
O desafio da “Carreira Solo”
Apesar do crescimento da iniciativa, o Virtudes Tênis opera de forma independente. “A gente é carreira solo. Tudo o que tem no projeto é bancado por nós, do bolso mesmo. Não é para lucrar, mas para criar oportunidades”, explicou Juliano Pires.
Ver essa foto no Instagram
A dupla utiliza das redes sociais, como o Instagram, para compartilhar ações e feitos com a criançada, e também recebem doações voluntárias de equipamento, alimento e dinheiro.
Novos sonhos a bordo


A visita ao São Paulo Boat Show, realizada em 21 de setembro, foi como abrir um portal de possibilidades para os pequenos. Além das selfies e visitas a diferentes embarcações, as crianças puderam interagir com profissionais do setor náutico que compartilharam suas experiências. Entre risadas e momentos marcantes, surgiram novos planos de futuro.




São muitas profissões, né? Para cada uma que não der certo eu tenho outra. Penso em ser artista, jornalista ou estilista de moda, além de jogadora de tênis– disse uma das alunas do Projeto Virtudes Tênis
Vislumbrados por tantos barcos, outros alunos disseram que gostariam de pilotar lanchas ou até mesmo trabalhar no setor náutico. As crianças passearam por todo o salão e visitaram lanchas da Fibrafort, pontoons da Solara e até o estande da Marinha do Brasil.


O dia terminou novamente na Zona Sul, mas a lembrança dos barcos “gigantes” seguiu com cada uma das crianças. E para Philippe e Juliano, é exatamente isso que vale: mostrar que os estudos e o respeito pelos pais podem levar a qualquer lugar.


No Capão Redondo, onde tantas histórias podem seguir para caminhos difíceis, o Virtudes Tênis prova que é possível construir pontes — ainda que seja com uma raquete, educação e respeito.
São Paulo Boat Show 2025
A edição de 2025 do São Paulo Boat Show ocupou o São Paulo Expo com mais de 170 embarcações em exposição — e inclusive lançamentos de peso. Cerca de 120 marcas reuniram lanchas de todos os portes, motos aquáticas, motores, equipamentos e acessórios indispensáveis para quem vive — ou sonha viver — no mundo náutico.
Por lá o público encontrou pranchas motorizadas, veículos off-road, a inusitada “Kombi Boat” e até o projeto de um barco voador. Na terça-feira (23), último dia de evento, foi sorteada uma lancha Focker 188 Joy equipada com motor de popa Yamaha F90, da qual todos os visitantes tiveram a oportunidade de concorrer.


O NÁUTICA Talks também marcou presença no evento. O circuito de palestras reuniu mais de 50 especialistas ao longo dos seis dias, com histórias inspiradoras e dicas valiosas de gente do mar.
Luxo e cultura completaram o pacote. No Espaço dos Desejos, marcas de alto padrão exibiram objetos exclusivos e carrões como Aston Martin, McLaren e Mustang. Duas Lamborghinis também chamaram atenção no evento.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas




