Cruzeiros no Brasil

Por: Redação -
23/04/2015

Recentemente participamos do Cruise Shipping 2015, em Miami (EUA). Tivemos a chance de ver de perto o que pensam os maiores empresários do Turismo Náutico no segmento de Cruzeiros. Estivemos reunidos com presidentes de diversos grupos e empresas de navios de cruzeiros para entendermos quais as demandas e o que o mercado atual exige.

Após conversas e reuniões, ficou evidente a falta de uma estratégia específica para o Turismo Náutico no segmento de Cruzeiros no país, desde portos mal projetados até a falta de entendimento entre diferentes regiões potenciais. É importante levar em conta o fato de que os armadores não enxergam os municípios litorâneos isoladamente, e sim, uma região ou um estado – e nem sempre essa é a visão de quem planeja o turismo para este segmento. Existem portos modernos que foram projetados sem levar em consideração o tamanho dos navios que estão sendo construídos que, hoje, têm maior capacidade.

Outra percepção que tivemos é que uma tendência pode ser a construção de Home Ports – locais em que os navios são abastecidos com alimentos e demais itens de consumo. No entanto, se forem feitos terminais para este fim, é importante que sejam bem planejados, com áreas de alfandegamento, estrutura rodoviária, fácil acesso, estacionamento, área de lazer, marina, comércio e serviços. O ideal é que se constituam espaços urbanizados com qualidade.

Enfim, este exemplo seria parte de uma estratégia maior para o país. Precisamos planejar metas inteligentes e possíveis de concretizar para acelerar o crescimento econômico e fortalecer a economia do mar em todo o Brasil.

 

Mané Ferrari é presidente da Acatmar e empresário do setor náutico

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária

    Solara Boat House fará sua estreia nas águas durante o Rio Boat Show 2024

    Estaleiro terá ainda 3 lançamentos e outros 6 barcos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória