Data Magna


Hoje, 11 de junho, a Marinha do Brasil comemora o aniversário de 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. Foi na manhã deste mesmo 11 de junho do ano de 1965 que o Almirante Barroso e seus comandados escreveram uma página gloriosa para a nossa Nação vencendo o Paraguai pela disputa do controle dos rios da bacia do Prata, que significava uma saída para o Oceano Atlântico.
Esse conflito foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. À época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre. Mas com ousadia e decisão, o Almirante Barroso conseguiu encerrar a batalha antes do pôr-do-sol.
Hoje são içados nos mastros de todos os navios e organizações de terra os históricos sinais utilizados pelo Chefe Naval durante o confronto.
O Comando do 8º Distrito Naval, de São Paulo, realizou cerimônia em homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo e as comemorações continuam durante o fim de semana com regatas comemorativas espalhadas pelo país.
Veja o vídeo da Marinha do Brasil em homenagem à Data Magna:
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Movimentos de Rayyan Arkan Dikha já receberam até uma nova expressão nas redes, a "aura farming". Conheça
Evento acontecerá neste sábado (12), nos EUA, com músicos debaixo d'água e mensagem sobre a proteção de corais
Ilieg González e Mirtha Verena viveram o momento romântico com direito a faixa de pedido estendida na proa do barco
Registro foi feito próxima à Ilha Rasa, na zona sul do munícipio do Rio; temporada de avistamentos já começou
Acredita-se que navio português tenha sido capturado durante um dos ataques piratas mais ousados do século 18 e guarde tesouro incalculável