Desafio Solar Brasil

Por: Redação -
16/11/2014

O mau tempo no Rio de Janeiro não impediu que as embarcações elétricas do Desafio Solar 2014 completassem o circuito de provas da competição. Por causa do dia encoberto e da chuva que caiu na cidade de Búzios, os estudantes das 23 equipes participantes tiveram que mudar a estratégia. Reduzir a velocidade no trajeto foi o truque usado para manter a eficiência do barco e economizar a bateria, que é alimentada pela luz do sol. As equipes catarinenses Babitonga (Joinvile) e Vento Sul (Florianópolis) fizeram bem o dever de casa e venceram as primeiras disputas.

Na sexta-feira, a primeira prova durou três horas. Babitonga levou a melhor na categoria catamarã. Já a Vento Sul ficou em primeiro lugar com o monocasco. A equipe vencedora receberá como prêmio a classificação para disputar o campeonato mundial de barcos elétricos, o Solar1 Monte Carlo 2015, que será realizado em Mônaco, de 9 a 11 de Julho do próximo ano.

Neste sábado, os estudantes cumpriram mais duas etapas de provas. A chuva aumenta o desafio. “O sol é o que alimenta a embarcação. Sem ele, precisamos recorrer ao máximo à bateria. Nessas horas, é essencial dosar o seu uso, pois não sabemos quando o sol vai aparecer de novo. Reduzir a velocidade é uma das estratégias usadas”, explica o professor Alexandre Alho, chefe da equipe Solar Brasil, do Rio de Janeiro.

O Desafio Solar Brasil 2014 foi aberto oficialmente na quinta-feira, dia 13, e termina hoje. 350 estudantes, em 23 equipes, de sete estados brasileiros, disputam o rali de barcos movidos à energia solar, na orla Bardot, em Búzios (RJ). O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Ampla, com o apoio da Prefeitura de Búzios. Também conta com incentivo da Secretaria  de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, produção da Media Mundi Brasil e chancela da Confederação Brasileira de Vela.

A competição integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, que é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

Foto: Divulgação

Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista

    Barco da MCP Yachts é finalista do World Superyacht Awards, o “Oscar” do setor náutico

    Em cerimônia nos dias 3 e 4 de maio, em Veneza, o Queen Tati concorrá ao prêmio “Melhor Construção do Ano”, na categoria semideslocamento