Destaque para a vela

Por: Redação -
21/01/2016

Desde o dia 8 de janeiro, o Sesc Santo André conta com uma ambientação interativa – com visitação gratuita – que propõe a experimentação e o conhecimento sobre a vela em seu espaço de eventos. Neste local, o esporte poderá ser vivenciado por meio de diversas instalações, cada qual com uma interação específica que compõe, ao final da visitação, um todo sobre o universo da navegação.

São vivências que proporcionam o conhecimento sobre os estilos de nós – considerados essenciais pelos velejadores -, as marés, os ventos, o clima e ainda experimentar a sensação de estar velejando em alto mar. A ambientação possibilita aos visitantes maior entendimento sobre o esporte e ainda a contemplação da terceira modalidade brasileira com mais medalhas em jogos olímpicos, sendo 17 no total, eternizando campeões como Lars Grael, Robert Scheidt, Torben Grael, entre outros.

Sem um roteiro de visitação pré-fixado ou trajetória pré-estabelecida, a exposição conta com um ambiente introdutório que aborda a figura do Vento, através da mitologia, citando os deuses dos ventos, pois este é o personagem central para o desenvolvimento do esporte náutico.

Na rampa de acesso ao espaço de eventos há um painel com representações das embarcações que irão participar das Olímpiadas e Paralímpiadas de 2016. E, em seguida, uma cronologia das conquistas de medalhas brasileira. Ao centro da área de 1670 m² está uma grande embarcação vintage, cedida por John Stuart Bennett, Diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Vela, sendo da mesma classe que disputou os Jogos Olímpicos de 1936. Ela ainda veleja pelas águas, guiada pela rosa dos ventos.

INSTALAÇÕES:

Windsurf: Neste local, o público poderá vivenciar a instabilidade para tentar se equilibrar sobre uma prancha de Wind Surf. A instalação conta com 6 pranchas e o tempo limite de utilização do equipamento em momentos com fila será de 10 minutos.

Classificação Indicativa: 6 anos

VelejandoComposta por 3 embarcações de competição, sendo duas de classe Laser e uma da classe Optmist. O tempo limite de utilização do equipamento em momentos com fila será de 10 minutos.

Classificação Indicativa: 6 anos

Eu VelaPermitirá ao público brincar de ser a vela de um barco. Em um espaço isolado, as pessoas usarão roupas especiais e receberão o vento produzido por seis grandes ventiladores. O tempo limite de utilização do equipamento em momentos com fila será de 10 minutos.

Classificação Indicativa: 06 anos

Regata de NautimodelismoDeck com espelho d’água de 10 x 5m e 0,40 m de profundidade para a prática nautimodelismo. Além da pratica da atividade, o público terá a oportunidade de conhecer as regras da modalidade e a composição de embarcações.  O tempo limite de utilização do equipamento em momentos com fila será de 10 minutos.

Classificação Indicativa: 6 anos

GMF: Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Santo André conduzem práticas de trabalhos corporais que aliam os conceitos da Ginástica Multifuncional (GMF) desenvolvida na Instituição à preparação física de atletas que praticam Vela.

Classificação indicativa: 12 anos

Convés Multimeios: Espaço composto por terminais de computadores nos quais o público terá a oportunidade de acessar conteúdos ligados ao universo da vela com histórias de competições e atletas, vídeos, áudios e documentários.

Classificação Indicativa: Livre

Espaço Oficina: Voltado para a prática dos trabalhos manuais e aprendizado da confecção de adereços, brinquedos e outros badulaques ligados ao mundo da navegação.

Classificação Indicativa: Livre

Mesa de Nós: Não há como velejar sem saber como amarrar os cabos de uma embarcação à vela. Neste espaço, o público poderá praticar livremente os 5 (cinco) nós considerados como  essenciais por velejadores.

Classificação Indicativa: Livre

Espaço de Estar e Leitura: Voltado ao relaxamento, o público é acolhido num espaço, onde publicações, com temas ligados ao universo do velejar,  estão disponíveis para consultas.

Visitação gratuita

Até 28/2

Terça a sexta, das 10h30 às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h

PROGRAMAÇÃO

31/01, domingo, das 9h às 11h – REGATA NA BILLINGS: LARS GRAEL X SAMUEL GONÇALVES

Que tal Lars Grael e seu pupilo e parceiro de título mundial Samuel Gonçalves pilotando um veleiro no qual você integra a tripulação em regatas de 1 x 1, chamadas de “Match Racings”? No dia 31 de janeiro alguns poucos sortudos terão essa oportunidade na Represa Billings, com largada do Parque Estoril em São Bernardo. As regatas acontecerão pela manhã em horários agendados. Inscrições pelo email [email protected] . O deslocamento até o parque será de responsabilidade do participante. Recomendado para crianças a partir de 6 anos. Vagas limitadas. Local: Parque Estoril – São Bernardo do Campo. (R. Portugal, 1100 – Rio Grande, São Bernardo do Campo – SP). Livre. Grátis.

31/01, domingo, às 16h – A VELA, POR LARS GRAEL

Lars Schmidt Grael não é o atleta da Vela que mais conquistou medalhas em Olimpíadas. O recordista é seu irmão Torben, ao lado de Robert Scheidt, ambos com cinco medalhas olímpicas. Mas Lars possui uma relação com o esporte que transcende os oceanos por onde velejou. Ganhou duas medalhas em Olimpíadas, foi atropelado por um barco durante uma competição e quase perdeu a vida, ficou amputado, tem formado cidadãos e novos atletas dentro de seu projeto social, será o rosto do esporte nas transmissões da TV durante os Jogos e ainda arruma um tempinho para conquistar um novo título mundial ao lado de um aluno de seu projeto socioeducativo, Samuel Gonçalves, que participará do bate-papo. Na Área de Convivência. Livre. Grátis.

30 e 31/01, sábado e domingo, das 9h às 16h – MATCH RACING NA REPRESA BILLINGS

Durante o fim de semana dos dias 30 e 31 de janeiro, o Parque do Estoril em São Bernardo do Campo será a base para a experiência de se participar de uma regata da modalidade “Match Racing”, no qual dois barcos competem um contra o outro. Os veleiros terão capacidade para até cinco pessoas cada, além dos velejadores que irão conduzir as embarcações. As regatas acontecerão em horários agendados. Vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail [email protected] até 26 de janeiro. Local: Parque Estoril – São Bernardo do Campo.  (R. Portugal, 1100 – Rio Grande, São Bernardo do Campo – SP). Não recomendado para menores de 16. Grátis.

Foto: Fotolia

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasileira faz "dobradinha" em premiação da ONU de fotos marinhas

    A fotógrafa Andrea Marandino conquistou a 1ª e 2ª colocação em concurso mundial

    Robô submarino encontra lula com ovos gigantes no fundo do mar

    Cientistas acreditam tratar-se de nova espécie do animal, capaz de botar ovos com o dobro do tamanho comum

    Grand Ocean Boats leva lancha de 37 pés ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro exibirá o modelo Grand Ocean 37 na segunda edição do evento náutico, que vai de 4 a 7 de julho

    De 4º maior lago do mundo a deserto: o que aconteceu com o Mar de Aral

    Má gestão de recursos naturais tornou o Mar de Aral um dos maiores desastres ambientais do mundo

    Destroços do último navio de Ernest Shackleton são encontrados no Canadá

    Quest, explorador polar de uma das figuras mais conhecidas da navegação, está no mar de Labrador, a cerca de 390 m de profundidade