Disputas continuam

Por: Redação -
07/07/2015

As disputas desta segunda-feira (6) ficaram restritas ao Campeonato Brasileiro de C30 e à nova classe HPE 30, iniciadas sábado com as provas de percurso. O Caballo Loco, de Ubatuba (SP), vencedor da primeira regata com ventos de 60 km/h, manteve a liderança na C30 com mais uma vitória. Loyal CA Technologies e Zeus Team venceram as outras duas regatas. A HPE 30 correu duas provas com vitórias de Tahiti Nui e Carioca Júnior.

Depois de quatro dias o sol voltou a aparecer entre nuvens nesta segunda-feira (6), um dia típico para se velejar. O vento leste soprou com rajadas de 16 nós (30 km/h) no extremo norte do Canal de São Sebastião, na raia montada após a Ponta das Canas para sete veleiros da C30 e três da classe HPE 30.

“As regatas de hoje (segunda) foram muito equilibradas, muito técnicas. O vento esteve ideal. Fomos rápidos no contra-vento, mas precisamos melhorar no popa. O importante é que nos divertimos muito”, avaliou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori. “Temos treinado um pouco mais do que as outras tripulações, mas isso não nos coloca como favoritos. O vento forte tem colaborado para o bom desempenho do barco, regulado para essa condição”, completou o timoneiro líder.

“O equilíbrio é uma característica da classe, por isso é mais importante manter regularidade do que ganhar regata e depois ir mal. Não há como prever favoritos, mas pela intensidade de treinos, Porsche e Caballo Loco estariam mais bem preparados”, considerou o comandante do Loyal CA Technologies, atual campeão brasileiro de C30, título conquistado em 2014, em Ilhabela.

A classe HPE 30 mostrou velocidade novamente a exemplo do que havia ocorrido na regata de sábado, vencida pelo Tahiti Nui. “O desempenho é muito semelhante ao do C30 e até um pouco mais rápido no vento de popa”, analisou o coordenador da classe e comandante do Capatosta, Marcelo Bellotti, segundo colocado nas duas regatas do dia.

“O barco é ideal para se velejar no Brasil, tanto pelo tamanho (nove metros), quanto pelo preço. O mastro é de alumínio e a fabricação é 100% nacional. A bolina (quilha móvel) facilita a retirada da água e permite que o veleiro se adapte com facilidade a qualquer marina”, afirmou Bellotti, que vem disputando edições anteriores da Ilhabela Sailing Week nas classes HPE 25 e Star. A partir de quarta-feira, Bellotti será substituído no Capatosta pela irmã Renata e começa a disputar a classe Star, na Ilhabela Sailing Week, ao lado de Pedro Bolder.

Resultados

C30
1- Caballo Loco (Mauro Dottori) – 11 pontos perdidos (1+1+5+4)
2- Zeus (Inácio Vandresen) – 11 pp (3+5+2+1)
3- Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) – 13 pp (6+2+3+2)
4- CA Technologies (Marcelo Massa) – 14 pp (2+8+1+3)
5- Barracuda (Humberto Diniz) – 17 pp (5+3+4+5)

HPE 30
1- Thaiti Nui (Juninho de Jesus) – 5 pp (1+1+3)
2- Capatosta (Marcelo Bellotti) – 6 pp (2+2+2)
3- Carioca Jr. (Roberto Martins) – 7 pp (3+3+1)

Confira as fotos desta segunda-feira na Ilhabela Sailing Week

Fotos Marcos Méndez/Sail Station

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico