Dupla gaúcha é campeã sul-americana de 29er

Por: Redação -
28/03/2017
Foto: André Alves de Oliveira

Após quatro dias de competição e 12 regatas disputadas, os atuais campeões brasileiros de 29er, Breno Kneipp e Ian Paim, do Clube dos Jangadeiros, acrescentaram mais um troféu em suas meteóricas carreiras, o de campeões sul-americanos de 29er.  Por um ponto de diferença, 38 a 39, eles superaram  competidores bem mais experientes na classe, os argentinos Gérman e Cristobal Billoch. O evento encerrou neste sábado (25), com a presença de 48 atletas do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

“Foi um campeonato disputado com velejadores muito mais experientes que a gente.  Felizmente, conseguimos manter a calma e acertar todas as manobras e, na última regata, ultrapassar os argentinos na classificação final”, disse Breno Kneipp.

O último dia de regatas começou com um vento de média intensidade, entre 6 e 7 nós, e foi aumentando até chegar aos 13 nós nas rajadas da quarta prova. Essa mudança nas condições climáticas foi fundamental para a vitória dos brasileiros, apontou Germán Billoch, que reconheceu a superioridade da dupla adversária: “Eles velejaram muito bem, mereceram o título. Principalmente, no vento forte era difícil conseguir acompanhá-los”.

Completaram o pódio em terceiro lugar os velejadores argentinos Duncau Loinaz e Elias Dalli. No feminino, o título também ficou com o país vizinho. Nicole Hovassapian e Martina Somodi levaram a melhor sobre as compatriotas Ines Billoch e Teresa Romarione, segundas colocadas, e as brasileiras Helena Van Swaay e Nicole Schiavo, do Yatch Club Santo Amaro (SP).

Para Claudio Biekarck, ex-técnico de Robert Scheidt, e agora Diretor na Confederação Brasileira de Vela (CBVela), “o Breno e o Ian já haviam demonstrado toda a sua capacidade ao vencer o Brasileiro da classe no início do mês. Agora, competindo com atletas de fora do país, que têm 6, 7 anos de experiência no 29er foram ainda mais testados e corresponderam. A flotilha está no caminho certo e, em pouco tempo, estará entre as melhores do mundo”, declara.

Foto: André Alves de Oliveira

Clique aqui para conferir a classificação completa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio