É Brasil!


A dupla Geison Mendes e Gustavo Thiesen conquistou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro o bicampeonato Sul-americano da classe 470. Os atletas do Veleiros do Sul integram a Equipe Olímpica Brasileira de Vela e dias antes do Aquece Rio International Regatta superaram adversários de 13 países. Os norte-americanos Stuart Mcnay e David Hughes foram os vice-campeões gerais e os franceses Sofian Bouvet e Jeremie Mion ficaram em terceiro lugar geral. Entre os atletas sul-americanos, os cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem foram os vice-campeões e Francisco Sucari e Fernando Gwozdz foram o terceiro lugar na disputa continental.
“Ficamos realmente surpresos com a vitória, pois competimos com gente de todo o mundo, atletas olímpicos que estarão no Aquece Rio e aproveitaram para correr neste sul-americano. Nossa meta era ficar entre os três primeiros. O crucial para essa conquista foi valorizar os treinos na raia do campeonato. Essa preparação com certeza nos garantiu grande vantagem. A conquista mostra o quanto somos capazes de nos destacarmos no caso de obtermos a vaga olímpica”, afirmou Geison.
No último ano a dupla gaúcha, que é a 25º colocada no ranking mundial da classe 470 masculina, participou das etapas da Copa do Mundo de Vela em Melbourne, Miami, Hyères e Palma de Mallorca e em maio venceram o Campeonato Italiano de 470 em Garda.
Entre as mulheres também deu Brasil na disputa do Sul-americano de 470. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan subiram ao lugar mais alto do pódio após vencerem três das oito regatas disputadas. As neozelandesas Jo Aleh e Polly Pownie ficaram com o vice-campeonato, e as francesas Camille Lecointre e Helene Defrance em terceiro.
“Estamos muito felizes com este título. Foi uma competição bastante disputada, mas no final deu tudo certo. Agora a gente precisa descansar um pouco porque na semana que vem começa tudo de novo”, comentou Fernanda.
Renata Decnop e Isabel Swan, outra dupla brasileira na raia, terminaram a competição em nono lugar.
As equipes se preparam agora para o Aquece Rio International Regatta que começa amanhã, na mesma raia do Sul-americano de 470.
Foto: Fred Hoffmann/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade