Ele voltou!

Por: Redação -
06/03/2015

O irlandês Damian Foxall é um dos maiores nomes da vela oceânica mundial. O atleta, integrante da equipe campeã da temporada passada, foi escalado para ser tripulante do barco chinês Dongfeng Race Team na quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil. O velejador, que vai para sua quinta Volta ao Mundo, é tido como ídolo na cidade catarinense pelo seu carisma, atenção com o público local e, principalmente, pelo seu lado social em campanhas de educação e preservação ao meio ambiente. Ele se tornou muito querido por lá.

“Itajaí, eu tô voltando!”, falou o experiente Damian Foxall, que foi convocado justamente para a etapa mais difícil da regata, que terá a passagem pelos mares do Sul e o Cabo Horn antes de desembarcar no Brasil. Serão 6 776 milhas náuticas de aventura. “Estou muito contente por retornar ao evento e passar pelo Cabo Horn pela oitava vez na carreira. É o maior evento esportivo e todas as dificuldades tornam a regata especial, principalmente sua longa duração”.

Na edição anterior, ao lado do comandante Charles Caudrelier, Damian Foxall foi campeão a bordo do Groupama 4. No ano seguinte, o velejador voltou para cidade na disputa de outra competição oceânica, a Transat Jacques Vabre.

Na Volvo Ocean Race, o Dongfeng Race Team divide a liderança com o Abu Dhabi Ocean Racing. A equipe subiu ao pódio em todas as quatro etapas. “A estratégia de mudar peças nas pernas está dando certo e é importante para a equipe”, contou o irlandês, que substituirá o francês Thomas Rouxel. O navegador Pascal Bidégorry também volta ao barco vermelho. A tripulação do Dongfeng e a dos outros cinco veleiros serão anunciadas nos próximos dias. A perna larga para o Brasil em 15 de março.

Damian Foxall disputará sua quinta Volvo Ocean Race. As outras participações foram em 2001-02 (Tyco), 2005-06 (Ericsson)
, 2008-09 (Green Dragon) e 2011-12 (Groupama sailing team).

Foto: Yann Riou/Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária

    Solara Boat House fará sua estreia nas águas durante o Rio Boat Show 2024

    Estaleiro terá ainda 3 lançamentos e outros 6 barcos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória