Embarcações da Costa Verde receberão Selo de Qualidade do Turismo Náutico

Por: Redação -
01/12/2016

O Sebrae/RJ realizará na próxima quarta, 7, a cerimônia de entrega do selo de qualidade das embarcações participantes do projeto “Desenvolvimento do Turismo Náutico da Região da Costa Verde”, executado dentro dos princípios da qualidade e com avaliações das dimensões de requisitos legais, gestão, sustentabilidade, oferta de serviços, infraestrutura e atendimento. O evento será das 9h às 13h30, no Colégio Naval de Angra dos Reis, Clube dos Coqueiros. Sete embarcações se inscreveram no programa, e aquelas que atenderem aos requisitos necessários receberão as bandeiras de identificação da qualidade e diferenciação do serviço, adesivo e o Selo de Qualidade desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O Selo visa aumentar a competitividade e a qualidade dos serviços prestados pelas embarcações turísticas e agências de receptivo em Angra dos Reis, sendo esta uma experiência única no segmento do turismo náutico em todo o Brasil.   “Trata-se de um marco para este segmento que é tão importante para a economia da região. Estamos trabalhando a estruturação das empresas, o aprimoramento da gestão, a qualidade no atendimento e na prestação de serviços, sempre com foco na política de sustentabilidade. As embarcações que conquistarem o Selo terão um grande diferencial no mercado” – esclarece o coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto.

Durante os últimos três anos, o Sebrae/RJ apoiou a legalização das embarcações, realizou estudos e diagnóstico e capacitou os empresários em gestão e segmentação de produtos, serviços e roteiros diferenciados para atração de novo fluxo de turistas para região. A entidade auxiliou na elaboração do decreto (marco regulatório) de Ordenamento de Turismo Náutico de Angra dos Reis, que institui o cadastramento obrigatório das embarcações que prestam serviço de transporte turístico e turismo náutico.

Os requisitos para a obtenção do selo foram desenvolvidos e elaborados pelo Sebrae/RJ e validados  pelo Comitê Gestor, formado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ICMBIO – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Sebrae/RJ, TurisAngra, Setur, TurisRio, Angra Convention e Visitors Bureau , ATAR – Associação de Turismo de Angra dos Reis e ABAR – Associação de Barqueiros de Angra dos Reis.  Ao longo do projeto, os empresários foram acompanhados por consultores especializados  e participaram de oficinas e capacitações, formatadas especialmente para atender as demandas do mercado de turismo náutico. Entre os temas, estão o desenvolvimento de novos roteiros, mercado, atendimento ao cliente, formação de preço e sustentabilidade.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 2º lugar em Los Angeles, Brasil garante sua melhor regata do SailGP

    Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália

    Bicho-preguiça é resgatado à deriva no mar do Guarujá; veja o vídeo

    O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima

    Maior unidade de conservação do Brasil perdeu 80% dos corais por branqueamento

    Barreira que possui mais de 130 km de extensão e abriga milhares de espécies está sendo afetada pelo aquecimento global

    Veleiro que serviu na 2ª Guerra foi capturado, abandonado e agora comprado por R$ 5,7 milhões

    Embarcação chinesa de 1937 passou por uma grande reforma em 2002 e segue com os requintes de um clássico

    Animação 3D permite conferir detalhes de um naufrágio sueco datado de 1460

    Embarcação, tida como a mais antiga da região feita com a técnica carvel, pode fornecer informações sobre a transição naval medieval e moderna