Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de “Endurance 64: o veleiro polar”

Por: Nicole Leslie -
21/05/2025

O 5° episódio da série especial do Canal NÁUTICA “Endurance 64: o veleiro polar” começa com a tripulação cruzando a fronteira entre Brasil e Uruguai — e isso não é um spoiler. O novo episódio, que estreia nesta quinta-feira (22), às 20h, reserva muitas emoções, estratégias e experiências de navegação.

Na nova etapa da série produzida pelo Canal NÁUTICA no YouTube, em parceria com os motores Yanmar, a primeira parada da embarcação é em Mar del Plata, na Argentina. Com imprevistos ao longo do percurso, o veleiro precisou passar por trocas e reparos em equipamentos.

Tripulação estudou correntes marítimas e meteorológicas para reajustar rotas. Foto: Revista Náutica

Mas não era só o Endurance 64 que exigia atenção. Diante de condições climáticas adversas, a tripulação optou por alterar a rota para evitar ciclones e tempo instável — e, ao mesmo tempo, tirar proveito das correntes de ar e mar favoráveis. Por isso algumas programações foram alteradas.

 

 

Durante a travessia, o grupo recebeu a bordo amigos — deles e do próprio veleiro –, fez paradas em locais históricos e aproveitou para realizar caminhadas em áreas de alta altitude, com paisagens “que não cabem nos olhos”, como definiu o alpinista Nelson Baretta, um dos tripulantes do Endurance 64 nesta saga.

Foto: Revista Náutica

Com Ushuaia como penúltimo destino antes do continente gelado, a equipe debateu estratégias para garantir a melhor convivência a bordo e a segurança da navegação. Os tripulantes também revisaram cada equipamento — dos maiores aos menores — para assegurar que o barco esteja em pleno funcionamento para a zarpada final.

Tripulação revisitou casas de máquinas e conferiu todos os equipamentos do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

Na série “Endurance 64: o veleiro polar”, você pode acompanhar toda a rotina da tripulação a bordo, evidenciando como os membros da equipe se adaptam à vida no mar e colaboram entre si para enfrentar a temida Passagem de Drake, conhecida por suas condições marítimas extremas — que, inclusive, tem potencial para ser um dos maiores desafios da expedição.


As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil