Equipe Brasileira de 2019 é definida na Copa Brasil de Florianópolis

Por: Redação -
26/11/2018

O encerramento da Copa Brasil 2018, neste sábado, dia 24, na Sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, marcou a virada do calendário da vela brasileira. Os campeões da principal competição do país, disputada ao longo da última semana, garantiram vaga na equipe principal do Brasil para 2019. Nas classes olímpicas, os vencedores foram: Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470 feminina), Patrícia Freitas (RS:X feminina), Gabriella Kidd (Laser Radial), Samuel Albrecht/ Gabriela Nicolino (Nacra 17), Jorge Zarif (Finn), Geison Mendes/Gustavo Thiesen (470 masculino), Marco Grael/Gabriel Borges (49er), Brenno Francioli (RS:X masculina) e Bruno Fontes (Laser Standard).

Além disso, a dupla Juliana Duque/Rafael Martins foi a vencedora da Snipe, e Bruno Lobo foi o campeão na Fórmula Kite. Eles farão parte da Equipe Brasileira Pan-Americana para os Jogos de Lima 2019, junto com os ganhadores da RS:X (masculina e feminina), Laser Standard e Nacra 17.

“O nível da Copa Brasil foi muito bom, com várias classes bem disputadas e decididas só no último dia. A presença de estrangeiros também foi positiva para o evento. O ano de 2019 vai ser importante, com a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima num lugar diferente, Paracas, de vento forte. E, como também servirá de classificatória para as vagas regionais dos Jogos Olímpicos, é um campeonato que tem uma importância adicional”, afirmou Torben Grael, técnico chefe da Equipe Brasileira.

Na classe Laser, o catarinense Bruno Fontes comemorou emocionado a vitória numa disputa regata a regata com o bicampeão olímpico Robert Scheidt. “É a coroação de uma carreira. Um campeão ganha nas pequenas coisas. Estava tudo conspirando, hoje estava a condição que eu gosto. Não poderia ser um pacote melhor. Estou feliz, bem feliz”, disse Bruno.

Fotos: Gabriel Heusi

Na RS:X feminina, Patrícia Freitas subiu no topo do pódio, já de olho na temporada 2019 e na possibilidade de lutar por uma terceira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. “O Pan é sempre uma competição difícil, com menos gente. Conquistar o tricampeonato seria muito legal e é o meu objetivo. Vai ser desafiador até pelos eventos importantes que virão na sequência: o evento-teste dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo do Japão e o Campeonato Mundial”, afirmou Patrícia.

Também foram realizados junto com a Copa Brasil os Campeonatos Sul-Americanos de Fórmula Kite, Nacra 17 e 49er. E os brasileiros  Bruno Lobo, Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino, e Marco Grael/Gabriel Borges foram os campeões.

CAMPEÕES DA VI COPA BRASIL DE VELA 2018

470 masculino – Geison Mendes e Gustavo Thiesen, 20 pontos perdidos

470 feminino – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, 23 pontos perdidos

Finn – Jorge Zarif, 11 pontos perdidos

49er – Marco Grael e Gabriel Borges, 15 pontos perdidos

Laser Radial feminino – Gabriella Kidd, 30 pontos perdidos

Laser Standard* – Bruno Fontes, 17 pontos perdidos

Nacra 17* – Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino, 19 pontos perdidos

RS:X masculina* – Brenno Francioli, 12 pontos perdidos

RS:X feminina* – Patrícia Freitas, 19 pontos perdidos

Fórmula Kite* – Bruno Lobo, 12 pontos perdidos

Snipe* – Juliana Duque/Rafael Martins, 24 pontos perdidos

Lightning – Claudio Biekarck/Gunnar Ficker/Isabel Ficker, 9 pontos perdidos

*Classes em que o Brasil já está classificado para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Confira aqui os esultados completos, incluindo a Copa Brasil de Vela Jovem.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?

A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Salão de Usados NÁUTICA chega à 2ª edição em Angra com barcos seminovos imperdíveis

    Evento promovido pela Boat Show Eventos ocorrerá de 20 a 22 de novembro, na Marinas do Atlântico, polo náutico de alto padrão que conta com píeres flutuantes de concreto da SF Marina

    Comprar ou trocar de barco ficou mais fácil: Acobar e Banco Daycoval fecham parceria nacional de financiamento

    Acordo traz linhas de crédito dedicadas para embarcações novas e seminovas a partir de R$ 300 mil, com parcelamento em até 5 anos e aprovação rápida

    Santa Catarina: setor náutico cresce, mas sofre com falta de profissionais capacitados

    VI Fórum de Capacitação Técnica da Acatmar discutiu novos projetos que ampliam a necessidade de formação profissional qualificada

    Próximo destino, Bahia: lançamento da Azov Yachts estará no Salvador Boat Show 2026

    Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público

    O que se sabe sobre o novo iate Schaefer 26M, próximo lançamento da Schaefer Yachts

    Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos