Escunas de Angra recebem Selo de Qualidade do Turismo Náutico

Por: Redação -
08/12/2016

Angra dos Reis sediou na manhã desta quarta-feira (07) a entrega dos primeiros Selos de Qualidade do Turismo Náutico, concedido pelo Sebrae/RJ às embarcações que atenderam aos requisitos definidos pelo Comitê Gestor e passaram pela avaliação de conformidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Das sete inscritas no programa, duas conquistaram o selo, tornando-se pioneiras no Brasil a possuir este atestado de qualidade.

Rafael (consultor do Sebrae), Ricardo Ermel, Wellington Rocha, Ernani, Armando Clemente (diretor Sebrae/RJ), Vanessa Cohen, Thiago Fernandes, Margareth Carvalho, José Leôncio Neto (coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde).
Rafael (consultor do Sebrae), Ricardo Ermel, Wellington Rocha, Ernani Paciornik, Armando Clemente (diretor Sebrae/RJ), Vanessa Cohen, Thiago Fernandes, Margareth Carvalho e José Leôncio Neto (coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde).

O diretor do Sebrae/RJ, Armando Clemente, e o gerente de negócios da ABNT, Luis Boschetti, entregaram o selo aos empresários Fabiano Ribeiro, da Angra dos Reis Turismo, e Letícia Varella, da Angra Ocean. Armando destacou o vanguardismo do Sebrae/RJ ao implementar um projeto inovador que se tornou modelo nacional para os Estados que têm potencial para o turismo náutico. “Este Selo tem um valor intangível. Mostra que Angra dos Reis se destaca não apenas por ser o maior polo de turismo náutico do Brasil, mas também pelo diferencial na gestão da qualidade dos serviços prestados”, afirma o diretor do Sebrae/RJ.

Luis Boschetti enalteceu a coragem dos empresários participantes em se submeterem à auditoria da ABNT. “A entrega do Selo representa uma pequena parcela de um longo trabalho. Todos se comprometeram com os princípios do programa que preza pela segurança dos ocupantes das embarcações, a excelência na gestão empresarial e a preservação ambiental dos destinos. Por isso, todos são vencedores”, disse.

leticia-varella-e-o-coordenador-do-sebrae

O evento contou com a presença do delegado da Capitania dos Portos, Comandante Cruz; do presidente da TurisAngra, Klauber Valente, do chefe da ESEC Tamoios do ICMBIO, Fernando Bruto, da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Cristina Fritsch; do coordenador regional do Sebrae/RJ, José Leôncio de Andrade Neto, da coordenadora estadual de turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, e da gestora estadual do projeto de desenvolvimento do turismo náutico, Vanessa Cohen.

O Selo é um desdobramento do projeto “Desenvolvimento do Turismo Náutico da Região da Costa Verde”, desenvolvido há 3 anos, e representa um marco na valorização das embarcações e empresas de turismo. Os requisitos para a obtenção do selo foram definidos pelo Comitê Gestor, formado pela ABNT, INEA, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Sebrae/RJ, TurisAngra, Setur, TurisRio, Angra Convention e Visitors Bureau, ABAR e ATAR.  Os critérios são: requisitos legais, gestão, sustentabilidade, oferta de serviços, infraestrutura e atendimento.

fabiano-ribeiro-e-o-coordenador-do-sebrae

Coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto esclarece que o projeto continua em andamento. “Finalizamos essa primeira etapa com a entrega do Selo, mas o nosso foco é a busca contínua pelo aprimoramento da qualidade. Todas as empresas continuarão recebendo acompanhamento do Sebrae/RJ. As que receberam, terão que renová-lo em 2017, com critérios mais avançados. E as que não receberam, estão a um passo adiante, porque falta pouco para atenderem os requisitos mínimos. Esperamos ter 20 empresas inscritas para obtenção do Selo no ano que vem”, afirma Neto.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate com duas piscinas de imersão tem ainda exterior customizável

    Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025