Estadual de Canoa Havaiana estilo Maratona terá premiação recorde em Niterói, no Rio

Por: Redação -
20/05/2022

Após o sucesso das disputas do Campeonato Estadual e o Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana na modalidade Sprint, a cidade de Niterói (RJ) irá sediar, entre os dias 2 e 3 de julho, a primeira etapa do Campeonato Estadual do esporte na modalidade Maratona. A competição tem parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Niterói.

Serão provas de 10 e 20km para OC6, ou seja, canoas com equipes de seis atletas, e provas de 10 e 16km para canoas individuais (OC1) com largada e chegada na Praia de São Francisco.

A premiação total, distribuída entre as categorias, será de R$ 30 mil, valor inédito para o esporte no estado do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site.

Marcelo Esquillo, presidente da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro, comentou: “É muito empolgante o estadual de Maratona onde poderemos colocar uma premiação de R$ 30 mil. É uma consequência natural do crescimento do esporte e valorização do empenho dos atletas do estado. Algo que desejávamos e nessa disputa vamos traduzir com essa premiação inédita em Campeonatos Estaduais fruto da parceria da FCHERJ em conjunto com a empresa Live na organização do evento”.

“O Campeonato no formato Maratona é o carro-chefe da canoa havaiana e tem sido um sucesso aqui em Niterói que é o pólo do esporte no Brasil. Não esperamos algo diferente para esta primeira etapa e esperamos grande adesão e disputas acirradas na Baía de Guanabara”, apontou Tiago Martins, organizador do evento.

“A expectativa é a melhor possível. Quando assumimos a Secretaria, criamos uma relação fantástica com a Canoa Havaiana. Hoje, temos 34 clubes da canoa que participam ativamente dos eventos. Importante do esporte para Niterói não é só o evento em si, e sim uma etapa do Estadual, Niterói está sendo reconhecida como a cidade da Canoa Havaiana. Para nós, é um momento de muita alegria. No ano passado, tivemos 1 mil inscritos e, com o processo natural de crescimento do esporte, acredito que possamos ter mais de 1 500 inscritos. Para a cidade é fantástico. Temos uma orla enorme. Em Charitas, se você quiser praticar a canoa, você pode fazer 365 dias pois lá o mar não bate. Somos privilegiados por ter essa orla, é propício. A organização com o Tiago Martins e seu staff é fantástica, por isso sempre temos muitos inscritos e para a Secretaria de Esportes e Lazer associar sua imagem a uma etapa do Estadual na estrutura e organização é um momento de muita alegria e não vamos abrir mão dessa parceria”, disse Luiz Carlos Gallo, Secretário de Esportes e Lazer de Niterói, ressaltando que somente em 2022 serão onze eventos do esporte na cidade incluindo o Estadual, Brasileiro e Municipal.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda