Estaleiro francês especializado em catamarãs construirá iates movidos a hidrogênio
O estaleiro francês Fountaine Pajot, especializado na construção de catamarãs à vela, lançou o primeiro projeto do seu plano estratégico de desenvolvimento, batizado de Odyssea 2024. Ele visa encontrar soluções energéticas para os seus catamarãs, e a opção escolhida foi incorporar o gerador de hidrogênio da EODev, REXH2®.
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O objetivo da empresa é combinar o fornecimento de energia de seu catamarã à vela de 59 pés, o Samana 59, com o gerador de energia a hidrogênio, que foi desenvolvido em torno da célula de combustível da Toyota.
Esta tecnologia será integrada em La Rochelle, uma cidade costeira no sudoeste da França, idealmente localizada próxima ao estaleiro Fountaine Pajot. O primeiro Samana 59 movido a hidrogênio e com tecnologia de célula de combustível será lançado já no início de 2022.
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As soluções de hidrogênio da EODev apresentam metas de emissão zero e ruído nulo, além de ter um design otimizado para uso em iates à vela de menor escala. O Samana 59 terá um gerador REXH2® capaz de alimentar suas baterias de lítio de 70kW e 44kWh, que ocuparão o pequeno espaço de cerca de um metro quadrado de espaço.
Além disso, de acordo com a empresa, “na ausência de peças móveis, a célula a combustível garantirá uma manutenção simplificada e preditiva, por uma vida útil de pelo menos 15 000 horas. Finalmente, sendo o REXH2® uma solução ‘plug and play’, não haverá necessidade de um engenheiro de hidrogênio para operar o barco. Como em carros modernos, o sistema será totalmente automatizado e conectado, com dados de todos os componentes sendo coletados e arquivados remotamente”.
Este último desenvolvimento ocorre apenas uma semana após o estaleiro Lürssen anunciar a venda de seu primeiro superiate movido a hidrogênio, que também incorporará tecnologia de célula de combustível, durante seu segundo Lürssen Live.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
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