Estaleiro francês especializado em catamarãs construirá iates movidos a hidrogênio

Por: Redação -
22/09/2021

O estaleiro francês Fountaine Pajot, especializado na construção de catamarãs à vela, lançou o primeiro projeto do seu plano estratégico de desenvolvimento, batizado de Odyssea 2024. Ele visa encontrar soluções energéticas para os seus catamarãs, e a opção escolhida foi incorporar o gerador de hidrogênio da EODev, REXH2®.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O objetivo da empresa é combinar o fornecimento de energia de seu catamarã à vela de 59 pés, o Samana 59, com o gerador de energia a hidrogênio, que foi desenvolvido em torno da célula de combustível da Toyota.

Esta tecnologia será integrada em La Rochelle, uma cidade costeira no sudoeste da França, idealmente localizada próxima ao estaleiro Fountaine Pajot. O primeiro Samana 59 movido a hidrogênio e com tecnologia de célula de combustível será lançado já no início de 2022.

Leia também

» Projeto realizará ação de limpeza na Ilha do Mel, no Paraná. Confira

» Fabricante sueco lança motor elétrico que promete menos ruído e mais durabilidade. Veja

» Família flagra baleias durante passeio de lancha em Santa Catarina. Confira as imagens

As soluções de hidrogênio da EODev apresentam metas de emissão zero e ruído nulo, além de ter um design otimizado para uso em iates à vela de menor escala. O Samana 59 terá um gerador REXH2® capaz de alimentar suas baterias de lítio de 70kW e 44kWh, que ocuparão o pequeno espaço de cerca de um metro quadrado de espaço.

Além disso, de acordo com a empresa, “na ausência de peças móveis, a célula a combustível garantirá uma manutenção simplificada e preditiva, por uma vida útil de pelo menos 15 000 horas. Finalmente, sendo o REXH2® uma solução ‘plug and play’, não haverá necessidade de um engenheiro de hidrogênio para operar o barco. Como em carros modernos, o sistema será totalmente automatizado e conectado, com dados de todos os componentes sendo coletados e arquivados remotamente”.

Este último desenvolvimento ocorre apenas uma semana após o estaleiro Lürssen anunciar a venda de seu primeiro superiate movido a hidrogênio, que também incorporará tecnologia de célula de combustível, durante seu segundo Lürssen Live.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024