Fabricante sueco lança motor elétrico que promete menos ruído e mais durabilidade. Veja

Por: Redação -
31/08/2021

O fabricante sueco de barcos elétricos Candela acaba de lançar uma nova unidade de propulsão elétrica revolucionária: o C-Pod. Ele é um motor elétrico de barcos, de alta potência, que tem “vida útil quase ilimitada”.

Considerado uma obra de arte de engenharia, os motores foram projetados para os barcos elétricos premium, da própria Candela. De acordo com a empresa, eles são os motores de maior eficiência e maior durabilidade de todos os tempos no ramo.

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Ele consiste em dois motores elétricos. Cada um aciona um hélice em contra-rotação para fornecer uma potência combinada de 50 kW por cápsula, de acordo com o fabricante. O pod de unidade tem design em forma de torpedo ultracompacto e pesa apenas 50 kg.

O C-Pod também foi projetado para ter uma vida útil quase ilimitada. Isso acontece graças ao longo intervalo de manutenção do projeto (de 3 000 horas), e à falta de trocas de óleo ou outras grandes manutenções.

c-pods candela

Para um usuário recreativo típico, isso resulta em anos de uso sem manutenção. Ou, como disse o CEO da Candela, Gustav Hasselskog: “Para o usuário médio de um barco de lazer, isso significa que você pode apenas usar o motor e esquecer o incômodo usual com o serviço e preparação para o inverno. O C-Pod vai durar mais que você e provavelmente seus filhos também”.

Além de ser uma melhoria em relação aos motores de popa movidos a gasolina e diesel, o intuito da empresa também era projetar um motor que superasse os motores de popa elétricos tradicionais. Uma das maiores influências desse conceito no resultado foi a eliminação dos ruídos gerados pelos motores — agora, inexistentes, de acordo com as informações do fabricante

Esses barulhos, mesmo nos motores elétricos, são provenientes da ligação que transfere a força para uma hélice submersa. O C-Pod é essencialmente silencioso porque não tem engrenagens ou outra ligação, e toda a unidade está submersa na água.

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A criação também foi um desafio de design: depois de solucionar o problema da energia — no caso, criar energia suficiente a partir de um casulo fino em forma de torpedo — os designers precisaram pensar em uma forma de estreitar o motor para aumentar a potência, já que ela não está diretamente relacionada ao diâmetro da unidade.

Isso levou a outro problema: o de cavitação. Quando um hélice gira muito rápido, ele cria bolsas de ar na água e ferve-a localmente. Isso mata a eficiência e danifica o hélice ao longo do tempo. Assim, a equipe evitou usar dois hélices menores contra rotativos. O par de hélices de diâmetro menor melhorou muito a eficiência e permitiu o uso de RPMs mais elevados.

c-pods candela

Por último, a equipe teve que resolver o problema do calor. Qualquer motor elétrico pode produzir energia adicional simplesmente aumentando o fornecimento de corrente. Mas um motor excessivamente alimentado irá queimar-se rapidamente sem um resfriamento efetivo.

A solução para o C-Pod está no formato alongado e aerodinâmico do design, que fica submerso. Isso significa que o motor é resfriado por um grande volume de água, que passa muito tempo em contato com as laterais do motor. Desta forma, os motores operam em níveis de potência mais elevados do que os motores elétricos de popa que não têm a vantagem de resfriamento com água constante.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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