Estaleiro turco apresenta superiate de 180 pés que será lançado no Monaco Yacht Show

Por: Redação -
03/08/2021

O estaleiro turco Alia Yachts acaba de lançar o superiate de 55 metros Al Waab II em seu estaleiro com sede em Antalya. A embarcação é mais uma com estreia programada para o Monaco Yacht Show deste ano, que acontecerá de 22 a 25 de setembro.

O Al Waab II foi totalmente projetado pelo estúdio de design holandês Vripack, com a SF Yachts supervisionando o processo de construção em nome do proprietário. Dentre as características que mais chamam atenção na embarcação estão os conveses em camadas e as linhas externas retas.

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No interior, o briefing exigia um design moderno e fresco, resultando em um projeto com paleta de cores neutras e grandes janelas, que fornecem muita luz natural.

A embarcação pode acomodar até 12 passageiros em 6 camarotes, incluindo uma suíte máster dividida em dois conveses. Ela fica no convés superior à frente, enquanto o closet e o banheiro ficam no convés principal.

“Estamos muito orgulhosos do Al Waab II”, disse o presidente da Alia, Gökhan Çelik. Ele ainda acrescentou: “Vimos um interesse crescente neste tipo de barco e, portanto, ser um dos primeiros com um projeto tão impressionante é um marco importante para Alia”.

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No convés principal, o Al Waab II também possui um amplo espaço ao ar livre, bem como o espaçoso convés traseiro, que se completa com um bar, lounge e área para banho de sol.

A motorização, por sua vez, conta com dois motores a diesel Caterpillar C18 e o barco é o primeiro a ser lançado a partir do novo travel lift de 2 mil toneladas do estaleiro, parte do investimento da Zona Franca de Antalya.

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O projeto foi comprado apenas 24 meses depois que seu contrato foi assinado, um feito particularmente impressionante, dadas as restrições impostas pela pandemia Covid-19.

Partindo dessa premissa, Çelik explicou que “os últimos dois anos foram difíceis, mas tomamos muitas medidas de saúde e segurança e, para compensar os atrasos sofridos pelos nossos fornecedores europeus, contornamos o problema e encontramos maneiras de recriar o tempo perdido. O fato de termos feito isso em pouco mais de dois anos, apesar de tudo, é um crédito à determinação dos homens e mulheres que trabalham aqui”.

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O superiate agora passará por testes marítimos, bem como por seu equipamento final, antes de ser entregue ao dono nos próximos meses. Ele foi chamado de “o superiate de aço e alumínio mais longo abaixo de 500 GT do mundo”, pelo próprio Çelik.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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