Ex-executivo da Tesla cria projeto de lancha elétrica movida a energia solar
Um ex-executivo da Tesla quer revolucionar a indústria de barcos elétricos. John Vo, que esteve no comando das fábricas de carros elétricos entre 2011 e 2017, fundou sua própria empresa: a Blue Innovations Group (BIG). O primeiro projeto da companhia é a R30, uma lancha elétrica de alta performance movida a energia solar.
O fundador da BIG afirma que, com a R30, seu desejo não é apenas construir embarcações caras e luxuosas, mas sim entregar milhares de modelos elétricos. “Para realmente impactar o meio ambiente, você não pode construir barcos elétricos às dezenas. Tem que ser aos milhares”, disse ele em entrevista ao site Nautic Expo, no início do ano.
Conheça a potente lancha inspirada no esportivo Chevrolet Corvette
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Para cumprir esse desejo, Vo vai usar da sua expertise na indústria automotiva para produzir em massa a lancha elétrica R30. O protótipo do modelo foi apresentado ao público durante a CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo.
A embarcação terá casco feito de alumínio e sua bateria será integrada na estrutura da embarcação. Com essas duas inovações, a BIG conseguirá oferecer garantia vitalícia ao casco. E as baterias de fosfato de lítio ferro prometem oferecer uma vida útil maior do que a comparada às de íon-lítio.


A expectativa da empresa é construir outras quatro unidades desta versão beta até outubro deste ano. Até o segundo trimestre de 2024, a BIG espera entregar as lanchas R30 já reservadas.


Atualmente, o modelo já se encontra disponível para reservas. O preço estimado da lancha elétrica é de US$ 300 mil — cerca de R$ 1,5 milhões (valores convertidos em fevereiro de 2023). Além desse valor, há ainda a taxa da reserva: US$ 5 mil para ser um dos 100 primeiros a receber o barco ou mil dólares para entrar na fila seguinte.
Vo espera que a produção em massa consiga reduzir o valor final, futuramente.
Lancha elétrica tem bastante espaço interno
A R30 tem grande espaço interno e, na cabine, há uma cama que pode se tornar mesa. A proa oferece espaço para pescaria ou para banhos de sol. Três plataformas dobráveis otimizam a área da popa, permitindo que os navegantes tenham fácil acesso à água.


O hardtop da lancha elétrica abrigará painéis solares extensíveis, que, quando acionados, deslizam sobre a proa e popa do barco. Os painéis serão capazes de fornecer até 2,7 kW de energia solar para recarregar a bateria de 221 kWh da embarcação.


Com dois motores instalados, a potência máxima da lancha elétrica é de 800 hp. Assim, sua velocidade máxima é 39 nós. Então, além de um desenho sofisticado, a R30 terá um desempenho aperfeiçoado.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
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