Pescador faz registro impressionante de um iceberg preto

Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno

21/06/2025
Foto: Hallur Antoniussen / Facebook / Reprodução

Tradicionalmente associado ao branco da neve, um iceberg dificilmente seria retratado em tons escuros — pelo menos até agora. Isso porque um pescador fez o registro impressionante de um iceberg preto, na costa do Canadá.

Hallur Antoniussen, de 64 anos, mora na Holanda e navegava a trabalho no navio de pesca Saputi, sobre as águas do Mar do Labrador, no Atlântico Norte, quando se deparou com o bloco de gelo escuro destoando da paisagem.

 

Embora sua ocupação já o tenha levado para diversos lugares — inclusive a 50 anos de pesca na Groenlândia –, essa foi a primeira vez que Hallur viu um iceberg preto com os próprios olhos. À rádio canadense CBC, o pescador detalhou o ocorrido: “esse aqui é completamente diferente”.

Não é só que ele é todo preto. Ele é quase em forma de diamante– disse Hallur em entrevista ao programa Labrador Morning

O pescador estava há quase 6 km de distância do iceberg preto quando tirou a foto para mostrar aos colegas. Depois, Hallur postou o registro no Facebook com uma legenda meticulosa: “não é todo dia que se vê um iceberg preto”.

 

 

As explicações por trás do fenômeno

O post de Hallur logo atraiu curiosos, que deram seus pitacos sobre a coloração do iceberg, inclusive mencionando fatores como cinzas vulcânicas e resultados de erupções antigas — o que, de fato, são bons palpites.

 

Também à CBC, Lev Tarasov, físico da canadense Memorial University e modelador de sistemas glaciais da Terra, explicou que essa fração de gelo pode ter sido parte de uma geleira maior, que se desprendeu e, conforme se moveu pelo solo, foi agregando detritos, como poeira vulcânica, cinzas ou sedimentos escuros.


Em áreas mais próximas à atividades humanas, como queimadas, indústrias ou navios, partículas de fuligem ou poluição atmosférica também podem se depositar sobre o iceberg. Esse processo, contudo, pode levar anos. Tarasov estima que o iceberg preto seja bastante antigo, com idade entre mil e 100 mil anos.

Essa não é a primeira vez que um iceberg preto é registrado

Em 2013, uma outra imagem viralizou na internet mostrando um iceberg com a mesma coloração escurecida. A foto foi registrada na Antártica e já naquela época chamou a atenção. Veja:

 

Black iceberg

 

O iceberg em questão ficou escuro devido a sedimentos rochosos incorporados na base de uma geleira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Restos de barco do século 18 são encontrados por acidente em cidade de Game of Thrones

    Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação

    Paris verde e amarela: Brasil ganha praia artificial às margens do Rio Sena

    Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países

    Empresa de cruzeiros prepara 1º navio movido a hidrogênio

    Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações