Fique de olho
Comprar um barco é uma tarefa prazerosa – muitas vezes, a realização de um sonho -, mas que exige algumas preocupações. Tamanho, tipo, marca, acabamento, tamanho, propulsão, quanto se pretende gastar, são algumas das coisas que você pensa na hora da escolha, mas não para por aí. Depois de pesquisar, comparar e escolher, têm alguns detalhes que costumam passar despercebidos e aos quais convém ficar atentos. Confira:
Antiderrapante
Veja se todo o piso (e não apenas parte dele) é antiderrapante. E deve incluir, principalmente, a plataforma de popa, que vive molhada.
Paióis
As dobradiças deles não devem ficar salientes, para evitar lesões ou topadas. E as portas devem abrir e fechar sem qualquer força ou esforço.
Mesinha de centro
Tenha certeza de que há um lugar próprio para ela ser guardada quando não estiver em uso e que não seja improvisado.
Estofamentos
As costuras devem ser de qualidade, para impedir que a água infiltre e molhe a espuma. E o tecido deve ser antimofo. Veja, também, se as presilhas que prendem as almofadas ao casco são eficientes e sem ferrugem.
Tanque de água
Cheque de qual forma é feito o seu reabastecimento (o ideal é que tenha bocal externo) e, principalmente, a sua capacidade. Menos de 50 litros não é bom.
Pegadores
A quantidade deles pode variar – mas, quantos mais, melhor. Experimente sentar em todos os assentos e procurar por um pegador próximo. Tem que haver pelo menos um.
Para-brisa
Sente e fique de pé no posto de comando e confira se a altura do para-brisa não dificulta a visibilidade à frente. Depois, verifique o trinco da abertura central, que costuma dar muita dor de cabeça.
Bocal
O bocal para abastecimento externo de combustível quase sempre é um equipamento opcional. E quase ninguém sabe disso. Confira.
Cunhos
Os melhores (e mais caros) são os que ficam embutidos no casco. Mas os tradicionais já dão conta do recado. O ideal é que a lancha tenha seis deles: dois na proa, dois à meia-nau e dois na popa.
Banco do piloto
Alguns estaleiros oferecem bancos giratórios, com regulagens de altura e distância, apenas como acessório opcional. Outros, nem isso. Se sua estatura for fora do padrão, fique atento.
Painel
A bússola não pode dificultar a visibilidade. Veja, também, se há espaço para todos os relógios do motor no painel, além dos instrumentos de navegação.
Boia
Um barco bem projetado deve, necessariamente, oferecer um lugar específico e de fácil acesso para guardar a boia circular. Do contrário, ela atrapalhará a circulação e não estará à mão para emergências.
Porão
Veja se a laminação tem aplicação de gelcoat também dentro do porão, porque isso facilita muito a limpeza depois.
Foto: Arquivo NÁUTICA
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp