Fique de olho

Por: Redação -
07/04/2016

Comprar um barco é uma tarefa prazerosa – muitas vezes, a realização de um sonho -, mas que exige algumas preocupações. Tamanho, tipo, marca, acabamento, tamanho, propulsão, quanto se pretende gastar, são algumas das coisas que você pensa na hora da escolha, mas não para por aí. Depois de pesquisar, comparar e escolher, têm alguns detalhes que costumam passar despercebidos e aos quais convém ficar atentos. Confira:

Antiderrapante

Veja se todo o piso (e não apenas parte dele) é antiderrapante. E deve incluir, principalmente, a plataforma de popa, que vive molhada.

Paióis

As dobradiças deles não devem ficar salientes, para evitar lesões ou topadas. E as portas devem abrir e fechar sem qualquer força ou esforço.

Mesinha de centro

Tenha certeza de que há um lugar próprio para ela ser guardada quando não estiver em uso e que não seja improvisado.

Estofamentos

As costuras devem ser de qualidade, para impedir que a água infiltre e molhe a espuma. E o tecido deve ser antimofo. Veja, também, se as presilhas que prendem as almofadas ao casco são eficientes e sem ferrugem.

Tanque de água

Cheque de qual forma é feito o seu reabastecimento (o ideal é que tenha bocal externo) e, principalmente, a sua capacidade. Menos de 50 litros não é bom.

Pegadores

A quantidade deles pode variar – mas, quantos mais, melhor. Experimente sentar em todos os assentos e procurar por um pegador próximo. Tem que haver pelo menos um.

Para-brisa

Sente e fique de pé no posto de comando e confira se a altura do para-brisa não dificulta a visibilidade à frente. Depois, verifique o trinco da abertura central, que costuma dar muita dor de cabeça.

Bocal

O bocal para abastecimento externo de combustível quase sempre é um equipamento opcional. E quase ninguém sabe disso. Confira.

Cunhos

Os melhores (e mais caros) são os que ficam embutidos no casco. Mas os tradicionais já dão conta do recado. O ideal é que a lancha tenha seis deles: dois na proa, dois à meia-nau e dois na popa.

Banco do piloto

Alguns estaleiros oferecem bancos giratórios, com regulagens de altura e distância, apenas como acessório opcional. Outros, nem isso. Se sua estatura for fora do padrão, fique atento.

Painel

A bússola não pode dificultar a visibilidade. Veja, também, se há espaço para todos os relógios do motor no painel, além dos instrumentos de navegação.

Boia

Um barco bem projetado deve, necessariamente, oferecer um lugar específico e de fácil acesso para guardar a boia circular. Do contrário, ela atrapalhará a circulação e não estará à mão para emergências.

Porão

Veja se a laminação tem aplicação de gelcoat também dentro do porão, porque isso facilita muito a limpeza depois.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência