Flyer, de 1986, participará dos Clássicos na Semana de Vela
O barco Flyer está confirmado na disputa da Semana de Vela de Ilhabela 2017 na categoria dos Clássicos. O veleiro da Marinha Mercante – um Cal 9.2 construído em 1986 – esteve na disputa do evento ano passado, mas entre os RGS Silver.
Os seis integrantes são da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, que é um curso superior dado pela Marinha do Brasil para civis tripularem navios como petroleiros, cruzeiros e cargueiros, por exemplo.
“O principal objetivo para nós é promover o amor ao mar nos nossos atletas, que são futuros marinheiros, e levar o nome da nossa Escola a um maior público da comunidade náutica. Dito isto, sempre vamos para a raia para lutar pelo ouro! É um campeonato dificílimo, cheio de concorrentes de peso, mas vamos dar o nosso melhor para conseguirmos um lugar no pódio”, disse Lucas Tostes, integrante do Flyer, que tem patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA e do Instituto Rumo ao Mar – RUMAR.
Segundo Lucas Tostes, o Flyer é mais conhecido pela viagem que fez em 2010-2012, com os donos anteriores (um casal com dois filhos): O barco subiu toda a costa do Brasil até Fortaleza, cruzou para o Caribe, navegou pelas ilhas por cinco meses, atravessou o Atlântico, passou pelos Açores, por Portugal e chegou até Gibraltar antes de voltar para o Brasil via Canárias e Cabo Verde, num total de quase dois anos.
“O barco acabou de entrar no critério de idade necessário para a classe e, como a classe Silver não existe mais e é um barco mais de cruzeiro, achamos que será mais divertido e competitivo nesta classe. Uma experiência nova”, reforçou Lucas Tostes.
“Na Semana de Vela do ano passado chegamos a vencer duas regatas na categoria RGS-Silver, mas tivemos problemas num dia de vento forte sul resultando em várias quebras e acabamos perdendo um dia inteiro de regatas. Esse ano estamos com vela nova, o barco mais preparado e cheios de vontade! A regata Alcatrazes por Boreste também foi uma experiência marcante, pois foi o primeiro contato da maior parte da tripulação com navegação eletrônica e noturna além, é claro, do encontro com as baleias jubarte”.
A edição 2017 da Semana de Vela de Ilhabela já conta com 12 embarcações na categoria Clássicos, a mesma do Flyer.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência