Frente Parlamentar do Setor Náutico é criada em Santa Catarina

Por: Redação -
03/08/2017
Foto Karina Ferreira Agência AL

Unir forças para fortalecer ainda mais o setor náutico em Santa Catarina, um dos principais polos náuticos do Brasil, assim como estabelecer uma legislação que garanta segurança jurídica para os investidores. Estas e outras reivindicações foram discutidas na instalação da Frente Parlamentar do Setor Náutico, presidida pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD), numa reunião que contou com a presença de empresários, representantes de entidades e de prefeituras do litoral e do interior do Estado.

O gerente de Infraestrutura Aquaviária da Secretaria de Estado de Infraestrutura e presidente da Acatmar, Mané Ferrari, relatou a necessidade de uma legislação correta para garantir investimentos no setor. “Estou há dois anos batendo nas portas da Assembleia para falar da importância do setor náutico e agora temos a oportunidade de alavancar a atividade. Temos que criar trapiches nos restaurantes, o que adianta ter barco se não tem onde ir?”, questionou.


Foram apresentados na reunião números do mercado náutico no Brasil, de 2015, que possui mais de 100 estaleiros, 814 mil barcos em atividade, 45 mil km de vias navegáveis (8,5 mil km no litoral), assim como a venda de caiaques, motos aquáticas, barcos infláveis, entre outros.

A Frente Parlamentar ouvirá as lideranças do segmento e, a partir daí, será elaborado um diagnóstico do setor, do que está bem e do que precisa melhorar. Uma das preocupações da indústria náutica é a inexistência de um plano estratégico estadual. A falta de ordenamento atrasa e dificulta os investimentos, conforme a Associação Náutica Catarinense (Acatmar).

O projeto de lei busca justamente este ordenamento: define equipamentos e estruturas náuticas, classifica os interesses como estruturas públicas, privadas e de interesse social, dimensiona o impacto de cada tipo de estrutura e estabelece a relação com o meio ambiente. “A Frente Parlamentar irá ouvir todos os agentes do setor náutico catarinense com o objetivo de construir uma política pública de Estado para organizar e estimular a economia”, enfatiza Gabriel Ribeiro.

Municípios
A grande participação de lideranças do setor náutico abrangeu municípios de diversas regiões, como Florianópolis, Palhoça, Tijucas, Imbituba, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Abon Batista, Santa Terezinha, Laguna e Penha.

Objetivos da Frente Parlamentar

– Desenvolver o setor náutico de Santa Catarina;

– Propor ações de fortalecimento dos setores náuticos ligados à economia do mar: indústria, comércio, turismo e serviço;

– Fomentar o debate na sociedade e no legislativo catarinense sobre a importância do setor náutico para o desenvolvimento do estado;

– Estudo, acompanhamento e aperfeiçoamento da legislação;

– Promover o intercâmbio com parlamentares federal, estaduais e municipais, com entidades da sociedade civil para potencializar o desenvolvimento do setor náutico no Estado.

Ações previstas

– Constituir grupo de trabalho para auxiliar a Frente Parlamentar;

– Realizar reuniões e visitas em órgãos e empresas do setor;

– Promover seminário, debates, audiências e reuniões similares com objetivo de discutir a importância e as demandas necessárias para o desenvolvimento do setor náutico para no Estado;

– Propor ações legislativas com vistas ao fortalecimento do setor náutico no Estado de Santa Catarina.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril

    Grupo Sailing apresenta linha 2024 do Lagoon 46 no Rio Boat Show; confira os destaques

    Catamarã a vela tem acomodações para até oito pessoas e está na Marina da Glória até o dia 5 de maio

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica recebe grandes nomes do setor durante a 25ª edição do salão náutico

    Rio Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do quarto dia

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; assista